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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Trigo. |
Data corrente: |
06/09/1994 |
Data da última atualização: |
06/09/1994 |
Autoria: |
KOCHHANN, R. A.; SIQUEIRA, O. J. F. de; BEN, J. R. |
Título: |
Avaliação da eficiência da adubação de manutenção em solos de elevada fertilidade. |
Ano de publicação: |
1984 |
Fonte/Imprenta: |
In: EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Trigo. Resultados de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa de Trigo apresentados na XIII Reunião Nacional de Pesquisa de Trigo. Passo Fundo: EMBRAPA-CNPT, 1984. |
Páginas: |
p. 258-260 |
Série: |
(EMBRAPA-CNPT. Documentos, 7). |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Trabalho apresentado na XIII Reunião Nacional de Pesquisa de Trigo, Cruz Alta, 1984. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 00747naa a2200169 a 4500 001 1823084 005 1994-09-06 008 1984 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aKOCHHANN, R. A. 245 $aAvaliação da eficiência da adubação de manutenção em solos de elevada fertilidade. 260 $c1984 300 $ap. 258-260 490 $a(EMBRAPA-CNPT. Documentos, 7). 500 $aTrabalho apresentado na XIII Reunião Nacional de Pesquisa de Trigo, Cruz Alta, 1984. 700 1 $aSIQUEIRA, O. J. F. de 700 1 $aBEN, J. R. 773 $tIn: EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Trigo. Resultados de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa de Trigo apresentados na XIII Reunião Nacional de Pesquisa de Trigo. Passo Fundo: EMBRAPA-CNPT, 1984.
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Registro original: |
Embrapa Trigo (CNPT) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pesca e Aquicultura. |
Data corrente: |
14/08/2018 |
Data da última atualização: |
14/08/2018 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 2 |
Autoria: |
FERREIRA, P. R.; SOUSA, D. N. de; AMODEO, N. B. P. |
Afiliação: |
PALLOMA ROSA FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; NORA BEATRIZ PRESNO AMODEO. |
Título: |
Situação da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias de Minas Gerais. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
Desenvolvimento em Questão, v. 16, n. 42, p. 518-552, jan./mar. 2018. |
ISSN: |
2237-6453 |
DOI: |
10.21527/2237-6453.2018.42.518-552 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
As organizações necessitam desenvolver estratégias que viabilizem aprendizagens, que permitam a articulação de processos cada vez mais eficientes no desenvolvimento de sua cultura organizacional, sustentando sua identidade e funcionamento. Nas cooperativas essa necessidade é reconhecida desde suas origens. Assim, a chamada educação cooperativista está indissoluvelmente ligada ao seu desenvolvimento, proclamando-se como crucial para o cumprimento dos objetivos organizacionais, destinando-se recursos específicos para isso. Nessa perspectiva, uma adequada gestão cooperativa e o desenvolvimento da cooperação requerem processos educativos próprios para garantir o sucesso empresarial e social. Assim, para melhor compreensão do tema, o objetivo geral busca entender a situação da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias de Minas Gerais e como objetivo específico analisar o papel e o significado da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias identificadas. Trata-se de uma pesquisa exploratória na qual, para levantar os dados empíricos, foram encaminhados questionários para 170 cooperativas agropecuárias mineiras às quais se teve acesso. Desse modo, buscou-se identificar os principais problemas da educação cooperativa, segundo a percepção dos respondentes, assim como quais seriam suas potencialidades e/ou seus pontos fortes Percebeu-se que nas 51 cooperativas respondentes, a educação cooperativista está insuficientemente desenvolvida, não existindo uma única definição conceitual do que seja ou das temáticas que ela deva englobar. A heterogeneidade das organizações estudadas permite entender a polissemia do conceito de educação cooperativista e revelar uma variedade de atividades e públicos para os quais são organizadas essas atividades. Verificou-se a presença de três áreas privilegiadas nos conteúdos que as cooperativas agropecuárias identificam como fazendo parte da educação cooperativista: gestão empresarial, gestão social (participação dos associados na gestão, relacionamento com os sócios e promoção dos valores, princípios e cultura cooperativa) e assistência técnica aos cooperados. Observa-se, assim, a existência de um campo da educação cooperativista que apresenta heterogeneidade de organizações promotoras de formação e capacitação, multiplicidade de significados atribuídos ao conceito de educação cooperativista, de públicos e das temáticas promovidas, assim como nas metodologias e no tipo de atividades incluídas nos processos de capacitação destinados a essas organizações cooperativas agropecuárias. MenosAs organizações necessitam desenvolver estratégias que viabilizem aprendizagens, que permitam a articulação de processos cada vez mais eficientes no desenvolvimento de sua cultura organizacional, sustentando sua identidade e funcionamento. Nas cooperativas essa necessidade é reconhecida desde suas origens. Assim, a chamada educação cooperativista está indissoluvelmente ligada ao seu desenvolvimento, proclamando-se como crucial para o cumprimento dos objetivos organizacionais, destinando-se recursos específicos para isso. Nessa perspectiva, uma adequada gestão cooperativa e o desenvolvimento da cooperação requerem processos educativos próprios para garantir o sucesso empresarial e social. Assim, para melhor compreensão do tema, o objetivo geral busca entender a situação da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias de Minas Gerais e como objetivo específico analisar o papel e o significado da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias identificadas. Trata-se de uma pesquisa exploratória na qual, para levantar os dados empíricos, foram encaminhados questionários para 170 cooperativas agropecuárias mineiras às quais se teve acesso. Desse modo, buscou-se identificar os principais problemas da educação cooperativa, segundo a percepção dos respondentes, assim como quais seriam suas potencialidades e/ou seus pontos fortes Percebeu-se que nas 51 cooperativas respondentes, a educação cooperativista está insuficientemente desenvolvida, não existindo uma única d... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Minas Gerais. |
Thesagro: |
Cooperativa; Educação Cooperativa; Gestão. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/181435/1/CNPASA-2018-deq.pdf
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Marc: |
LEADER 03326naa a2200217 a 4500 001 2094117 005 2018-08-14 008 2018 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a2237-6453 024 7 $a10.21527/2237-6453.2018.42.518-552$2DOI 100 1 $aFERREIRA, P. R. 245 $aSituação da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias de Minas Gerais.$h[electronic resource] 260 $c2018 520 $aAs organizações necessitam desenvolver estratégias que viabilizem aprendizagens, que permitam a articulação de processos cada vez mais eficientes no desenvolvimento de sua cultura organizacional, sustentando sua identidade e funcionamento. Nas cooperativas essa necessidade é reconhecida desde suas origens. Assim, a chamada educação cooperativista está indissoluvelmente ligada ao seu desenvolvimento, proclamando-se como crucial para o cumprimento dos objetivos organizacionais, destinando-se recursos específicos para isso. Nessa perspectiva, uma adequada gestão cooperativa e o desenvolvimento da cooperação requerem processos educativos próprios para garantir o sucesso empresarial e social. Assim, para melhor compreensão do tema, o objetivo geral busca entender a situação da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias de Minas Gerais e como objetivo específico analisar o papel e o significado da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias identificadas. Trata-se de uma pesquisa exploratória na qual, para levantar os dados empíricos, foram encaminhados questionários para 170 cooperativas agropecuárias mineiras às quais se teve acesso. Desse modo, buscou-se identificar os principais problemas da educação cooperativa, segundo a percepção dos respondentes, assim como quais seriam suas potencialidades e/ou seus pontos fortes Percebeu-se que nas 51 cooperativas respondentes, a educação cooperativista está insuficientemente desenvolvida, não existindo uma única definição conceitual do que seja ou das temáticas que ela deva englobar. A heterogeneidade das organizações estudadas permite entender a polissemia do conceito de educação cooperativista e revelar uma variedade de atividades e públicos para os quais são organizadas essas atividades. Verificou-se a presença de três áreas privilegiadas nos conteúdos que as cooperativas agropecuárias identificam como fazendo parte da educação cooperativista: gestão empresarial, gestão social (participação dos associados na gestão, relacionamento com os sócios e promoção dos valores, princípios e cultura cooperativa) e assistência técnica aos cooperados. Observa-se, assim, a existência de um campo da educação cooperativista que apresenta heterogeneidade de organizações promotoras de formação e capacitação, multiplicidade de significados atribuídos ao conceito de educação cooperativista, de públicos e das temáticas promovidas, assim como nas metodologias e no tipo de atividades incluídas nos processos de capacitação destinados a essas organizações cooperativas agropecuárias. 650 $aCooperativa 650 $aEducação Cooperativa 650 $aGestão 653 $aMinas Gerais 700 1 $aSOUSA, D. N. de 700 1 $aAMODEO, N. B. P. 773 $tDesenvolvimento em Questão$gv. 16, n. 42, p. 518-552, jan./mar. 2018.
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