Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
14/02/2002 |
Data da última atualização: |
14/02/2002 |
Autoria: |
KING, A. W.; FOWLER, S. W.; ZEITHAML, C. P. |
Título: |
Competências organizacionais e vantagem competitiva: o desafio da gerência intermediária. |
Ano de publicação: |
2002 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.42, nº 1, p.36-49, jan./mar. 2002. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Embora a maior parte dos gerentes reconheça as competências da empresa como fonte importante de vantagem competitiva, muitas organizações encontram dificuldades em identificá-las e avaliá-las. Para os gerentes, competências específicas são, muitas vezes, ambíguas, e a percepção individual sobre elas pode variar muito. Essa falta de especificidade pode ocultar visões distorcidas e errôneas acerca das competências, e, quando isso ocorre com os gerentes de nível intermediário, encarregados da administração rotineira de tais competências, as implicações para a empresa podem ser extremamente graves. Identificamos e examinamos os principais aspectos das competências e a relação existente entre a percepção dos gerentes de nível intermediário sobre elas e o desempenho da empresa. Descrevemos um estudo realizado entre gerentes de nível intermediário de 17 empresas em dois setores: o têxtil e o hospitalar. Os resultados indicam a relação entre os aspectos das competências e o êxito da empresa. Além disso, apresentamos um método que pode ser empregado por qualquer empresa, a fim de avaliar suas competências, e indicamos como a gerência pode fazer uso dessa avaliação para aumentar a vantagem competitiva da empresa. |
Palavras-Chave: |
competences; competências; competitive advantage; desempenho Strategy; Estratégia; gerência intermediária; middle management; vantagem competitiva. |
Thesagro: |
Performance. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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