Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
13/03/1997 |
Data da última atualização: |
13/03/1997 |
Autoria: |
RODRIGUES, S. B.; BARBOSA, F. V.; LUZ, T. R. da; KILIMNIK, Z. M. |
Título: |
Microeletronica e a qualidade dos servicos: um estudo de caso em um hospital. |
Ano de publicação: |
1988 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administracao, Sao Paulo, v.23, n.4, p.17-28, out./dez.1988. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a introducao de tecnologias com base em informatica em um hospital. Partimos do principio que a informatica afeta a relacao do empregado com a tarefa na medida em que muda as exigencias para o desempenho da mesma e porque implica numa mudanca do ambiente de trabalho e das relacoes funcionais. Este estudo mostra que as caracteristicas das tecnologias da informacao, bem como as mudancas decorrentes na organizacao do trabalho, podem aumentar as tensoes do empregado, influenciando as relacoes com a clientela. Se o processo de implantacao de novas tecnologias e inadequado, a tecnologia pode vir a deteriorar ainda mais a qualidade dos servicos em vez de melhora-la. Conclui-se que o insucesso da experienciaaqui relatada nao pode ser atribuido a tecnologia em si mesma, mas deve ser interpretada como resultado das interacoes das caracteristicas da tecnologia com os aspectos organizacionais que determinaram os resultados da aplicacao dos sistemas. |
Palavras-Chave: |
Ambiente; Brasil; Computer application; Data processing; Employce; Empregado; Hospital; Informatics; Microeletronic; Microeletronica; Relacao; Relation. |
Thesagro: |
Informática. |
Thesaurus Nal: |
Brazil. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01864naa a2200325 a 4500 001 1093714 005 1997-03-13 008 1988 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aRODRIGUES, S. B. 245 $aMicroeletronica e a qualidade dos servicos$bum estudo de caso em um hospital. 260 $c1988 520 $aEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a introducao de tecnologias com base em informatica em um hospital. Partimos do principio que a informatica afeta a relacao do empregado com a tarefa na medida em que muda as exigencias para o desempenho da mesma e porque implica numa mudanca do ambiente de trabalho e das relacoes funcionais. Este estudo mostra que as caracteristicas das tecnologias da informacao, bem como as mudancas decorrentes na organizacao do trabalho, podem aumentar as tensoes do empregado, influenciando as relacoes com a clientela. Se o processo de implantacao de novas tecnologias e inadequado, a tecnologia pode vir a deteriorar ainda mais a qualidade dos servicos em vez de melhora-la. Conclui-se que o insucesso da experienciaaqui relatada nao pode ser atribuido a tecnologia em si mesma, mas deve ser interpretada como resultado das interacoes das caracteristicas da tecnologia com os aspectos organizacionais que determinaram os resultados da aplicacao dos sistemas. 650 $aBrazil 650 $aInformática 653 $aAmbiente 653 $aBrasil 653 $aComputer application 653 $aData processing 653 $aEmployce 653 $aEmpregado 653 $aHospital 653 $aInformatics 653 $aMicroeletronic 653 $aMicroeletronica 653 $aRelacao 653 $aRelation 700 1 $aBARBOSA, F. V. 700 1 $aLUZ, T. R. da 700 1 $aKILIMNIK, Z. M. 773 $tRevista de Administracao, Sao Paulo$gv.23, n.4, p.17-28, out./dez.1988.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|