|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
24/10/1996 |
Data da última atualização: |
07/08/2007 |
Autoria: |
GONCALVES, C. F. F. |
Título: |
O ensino de estatistica no terceiro grau atraves de situacoes problemas. |
Ano de publicação: |
1996 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, 12., 1996, Caxambu. Resumos... São Paulo: ABE, 1996. |
Páginas: |
p.193-194. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Resumo. |
Conteúdo: |
Este trabalho e consequencia de muita reflexao sobre os problemas que atingem os alunos da graduacao, matriculados em disciplinas de Estatistica. Percebe-se que, muitas vezes, ha falta de motivacao dos alunos para o estudo da Estatistica. Como consequencia pode-se ter um indice de desistencia e reprovacao nao desejavel. Ao procurar identificar as causas que originaram esse fato, o que se encontra que o principal fator para a desmotivacao dos alunos e a postura do professor em sala de aula. O professor muitas vezes "ensina" uma estatistica totalmente fora da realidade do aluno, fazendo com que o aluno desanime e "deixe de lado" a disciplina. O ensino de Estatistica, atraves de situacoes problemas, proporciona aos alunos a ampla e total participacao em todo oprocesso de ensino-aprendizagem. Este fato serve para motiva-los aos estudo da disciplina; levando-os a perceber a aplicacao da disciplina e sua area de estudo. Alem disso, vem proporcionar o desenvolvimento de um espirito mais critico; propiciando o rompimento com o estigma: "Estatistica e dificil", partindo das experiencias adquiridas pelo estudante em seu processo de vida academica e social. A experiencia na realizacao deste trabalho proporciona uma vivencia que certamente sirvara de apoio para a mudanca na postura dos docentes que atuam na area, motivando-os a tornar esse ensino agradavel e significativo a partir de sua aplicacao no dia-a-dia, desafiando o aluno a compreensao das ideias e conceitos estatisticos, a partir de situacoes problemas. (...) MenosEste trabalho e consequencia de muita reflexao sobre os problemas que atingem os alunos da graduacao, matriculados em disciplinas de Estatistica. Percebe-se que, muitas vezes, ha falta de motivacao dos alunos para o estudo da Estatistica. Como consequencia pode-se ter um indice de desistencia e reprovacao nao desejavel. Ao procurar identificar as causas que originaram esse fato, o que se encontra que o principal fator para a desmotivacao dos alunos e a postura do professor em sala de aula. O professor muitas vezes "ensina" uma estatistica totalmente fora da realidade do aluno, fazendo com que o aluno desanime e "deixe de lado" a disciplina. O ensino de Estatistica, atraves de situacoes problemas, proporciona aos alunos a ampla e total participacao em todo oprocesso de ensino-aprendizagem. Este fato serve para motiva-los aos estudo da disciplina; levando-os a perceber a aplicacao da disciplina e sua area de estudo. Alem disso, vem proporcionar o desenvolvimento de um espirito mais critico; propiciando o rompimento com o estigma: "Estatistica e dificil", partindo das experiencias adquiridas pelo estudante em seu processo de vida academica e social. A experiencia na realizacao deste trabalho proporciona uma vivencia que certamente sirvara de apoio para a mudanca na postura dos docentes que atuam na area, motivando-os a tornar esse ensino agradavel e significativo a partir de sua aplicacao no dia-a-dia, desafiando o aluno a compreensao das ideias e conceitos estatisticos, a part... Mostrar Tudo |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01993naa a2200145 a 4500 001 1003861 005 2007-08-07 008 1996 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aGONCALVES, C. F. F. 245 $aO ensino de estatistica no terceiro grau atraves de situacoes problemas. 260 $c1996 300 $ap.193-194. 500 $aResumo. 520 $aEste trabalho e consequencia de muita reflexao sobre os problemas que atingem os alunos da graduacao, matriculados em disciplinas de Estatistica. Percebe-se que, muitas vezes, ha falta de motivacao dos alunos para o estudo da Estatistica. Como consequencia pode-se ter um indice de desistencia e reprovacao nao desejavel. Ao procurar identificar as causas que originaram esse fato, o que se encontra que o principal fator para a desmotivacao dos alunos e a postura do professor em sala de aula. O professor muitas vezes "ensina" uma estatistica totalmente fora da realidade do aluno, fazendo com que o aluno desanime e "deixe de lado" a disciplina. O ensino de Estatistica, atraves de situacoes problemas, proporciona aos alunos a ampla e total participacao em todo oprocesso de ensino-aprendizagem. Este fato serve para motiva-los aos estudo da disciplina; levando-os a perceber a aplicacao da disciplina e sua area de estudo. Alem disso, vem proporcionar o desenvolvimento de um espirito mais critico; propiciando o rompimento com o estigma: "Estatistica e dificil", partindo das experiencias adquiridas pelo estudante em seu processo de vida academica e social. A experiencia na realizacao deste trabalho proporciona uma vivencia que certamente sirvara de apoio para a mudanca na postura dos docentes que atuam na area, motivando-os a tornar esse ensino agradavel e significativo a partir de sua aplicacao no dia-a-dia, desafiando o aluno a compreensao das ideias e conceitos estatisticos, a partir de situacoes problemas. (...) 773 $tIn: SIMPÓSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, 12., 1996, Caxambu. Resumos... São Paulo: ABE, 1996.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 279 | |
Registros recuperados : 279 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|