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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
08/12/2008 |
Data da última atualização: |
08/12/2008 |
Autoria: |
MACHADO NETO, A. J.; GIRALDI, J. de M. E. |
Título: |
Análise do posicionamento de indústrias calçadistas na região de Franca. |
Ano de publicação: |
2008 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 48, n.1, p. 36-47, jan./mar. 2008. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este estudo analisa estratégias de posicionamento da indústria calçadista da região de Franca (SP) com relação ao mercado interno. O trabalho apresenta um panorama da indústria calçadista nacional; em seguida, são apresentados os resultados de uma pesquisa empírica empreendida com empresas da região. Uma análise de conglomerados permitiu identificar quatro diferentes grupos de empresas com base em cinco variáveis (preços praticados, custos de produção, qualidade dos produtos, tecnologia de produção e capacidade de inovação), utilizando três diferentes estratégias: foco no segmento de calçados masculinos para um público de renda baixa (grupo 1), baixo custo (grupos 2 e 3), e diferenciação por meio de produtos de melhor qualidade e preços mais altos (grupo 4). Ao final, foram sugeridas alternativas estratégicas para as empresas consideradas em posição desfavorável em comparação às concorrentes. |
Palavras-Chave: |
competitive advantage; estratégia; footwear industry; grupos estratégicos; indústria calçadista; Posicionamento; Positioning; strategic clusters; strategy; vantagem competitiva. |
Categoria do assunto: |
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Marc: |
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