Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
17/04/2008 |
Data da última atualização: |
11/01/2023 |
Autoria: |
TABARELLI, M.; GASCON, C. |
Título: |
Lições da pesquisa sobre fragmentação: aperfeiçoando políticas e diretrizes de manejo para a conservação da biodiversidade. |
Ano de publicação: |
2005 |
Fonte/Imprenta: |
Megadiversidade, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 181-188, jul. 2005. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Em um mundo ideal, a ciência deveria influir no desenvolvimento de políticas em todas as
áreas do empreendimento humano. Em nenhum outro tema esse postulado é tão importante quanto o é na questão do impacto humano sobre os recursos naturais. Infelizmente, o conhecimento científico gerado não tem se traduzido em políticas e diretrizes para o manejo de florestas tropicais, particularmente para aquelas sob sérias ameaças. Para auxiliar na formulação de políticas, nós apresentamos seis diretrizes, as quais. empiricamente, têm se mostrado importantes para o manejo de paisagens fragmentadas: (1) incorporar medidas de proteção como parte dos projetos de desenvolvimento; (2) proteger as áreas extensas e evitar a fragmentação das florestas contínuas ainda existentes; (3) manejar as bordas da floresta a partir do momento de criação dos fragmentos; (4) proteger as florestas de galeria para conectar fragmentos isolados de floresta; (5) controlar o uso do fogo e a introdução de espécies de plantas exóticas e limitar o uso de biocidas em áreas adjacentes aos fragmentos florestais; e
(6) promover o reflorestamento e a ampliação da cobertura florestal em áreas críticas da paisagem. Esse tipo de vínculo entre a ciência e a formulação de políticas pode resultar em mudanças simples, mas drásticas, nos atuais padrões do uso da terra, com efeitos positivos sobre a biodiversidade e os recursos naturais. |
Palavras-Chave: |
Desenvolvimento; Fragmentação; Manejo da paisagem; Recursos naturais. |
Thesagro: |
Biodiversidade; Conservação; Diretriz; Floresta; Pesquisa; Reflorestamento. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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