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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amapá; Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Amazônia Oriental; Embrapa Mandioca e Fruticultura; Embrapa Meio-Norte; Embrapa Rondônia; Embrapa Roraima; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
27/04/2004 |
Data da última atualização: |
08/02/2023 |
Tipo da produção científica: |
Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento |
Autoria: |
FIGUEIREDO, F. J. C.; FERREIRA, C. da S.; ROCHA NETO, O. G. da. |
Afiliação: |
FRANCISCO JOSE CAMARA FIGUEIREDO, CPATU; CRISTIANE DA SILVA FERREIRA, INPA; OLINTO GOMES DA ROCHA NETO, CPATU. |
Título: |
Aspectos biofísicos de cupuaçuzeiros cultivados ao sol e à sombra. |
Ano de publicação: |
2002 |
Fonte/Imprenta: |
Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2002. |
Páginas: |
21 p. |
Descrição Física: |
il. |
Série: |
(Embrapa Amazônia Oriental. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 15). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum (Wild. ex.Spreng) Schum.), espécie da família Sterculiaceae, é uma planta umbrófila, mas, quando adulta, suporta radiação solar direta e é considerada preventiva diante de estresses ambientais. Durante o período de maio de 1999 a maio de 2002, foram avaliados diversos aspectos biofísicos de cupuaçuzeiros cultivados sob o sol e à sombra, com as idades de 1 e 2 anos de plantios no campo. Com os resultados, conclui-se que, em cupuaçuzeiros cultivados ao sol, independente de idade 1 e 2 anos, houve maior atividade fotossintética que os sombreados, sendo maior sob temperaturas mais elevadas, e também nos meses de maior disponibilidade de água no solo, entre janeiro e maio; e que em cupuaçuzeiros cultivados sobre radiação solar direta, houve maior transpiração e, consequentemente, menor condutância estomática, mas ambas foram menores nos meses mais secos, julho e novembro. |
Palavras-Chave: |
Condutância estomática; Transpiração. |
Thesagro: |
Biofísica; Cupuaçu; Fisiologia; Fotossíntese; Radiação Solar; Theobroma Grandiflorum. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/48930/1/Boletim-PD-15-AMAZ-ORIENTAL.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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Biblioteca |
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Tipo/Formato |
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Registro |
Volume |
Status |
URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agricultura Digital. Para informações adicionais entre em contato com cnptia.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
09/01/2020 |
Data da última atualização: |
29/01/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
CRISCUOLO, C.; GREGO, C. R.; RODRIGUES, C. A. G. |
Afiliação: |
CRISTINA CRISCUOLO, CNPM; CELIA REGINA GREGO, CNPTIA; CRISTINA APARECIDA G RODRIGUES, CNPM. |
Título: |
Atlas escolar da região metropolitana de Campinas e sua contribuição para a escola construtora de conhecimento. |
Ano de publicação: |
2019 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 19., 2019, Santos. Anais... São José dos Campos: INPE, 2019. |
Páginas: |
4 p. |
ISBN: |
978-85-17-00097-3 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Editores: Douglas Francisco Marcolino Gherardi, Ieda Del'Arco Sanches, Luiz Eduardo Oliveira e Cruz de Aragão. SBSR 2019. |
Conteúdo: |
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa, a Prefeitura Município de Campinas e seus parceiros iniciaram um projeto em 2008, com o objetivo de elaborar o "Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas". Além da referida obra, a equipe formou professores do ensino fundamental na construção de material didático personalizado, a partir de dados gratuitos disponíveis na internet e apoio de geotecnologias. Na origem do trabalho, também se pretendia fomentar uma escola ativa e crítica, onde houvesse a produção efetiva de conhecimento e não somente a reprodução de informações e conteúdos distantes da realidade dos alunos, para despertar-lhes o sentimento de pertencimento, essencial para a vida integral e cidadania. Após a publicação do atlas, a Prefeitura de Campinas criou um programa institucional com o objetivo de incentivar a elaboração de pesquisas de caráter local nas escolas, fundamentada nos conteúdos do atlas. |
Palavras-Chave: |
Cidadania; Citizenship; Elementary school; Ensino fundamental; Geotechnology; Geotecnologia; Landscape; Paisagem; Pesquisa escolar; School research. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
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