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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
08/12/2023 |
Data da última atualização: |
13/12/2023 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SANTOS, E.; AYRES, E. M. M.; HIDALGO CHÁVEZ, D. W.; CUNHA, L.; DELIZA, R.; CARVALHO, I. C.; FERNANDES, T. E. |
Afiliação: |
ELIANA SANTOS, UNIRIO; ELLEN M MENEZES AYRES, UNIRIO; DAVY WILLIAM HIDALGO CHÁVEZ, UFRRJ; LUÍS CUNHA, Universidade do Porto; ROSIRES DELIZA, CTAA; ISABELLA CICHON CARVALHO, UNIRIO; THAÍS ENGELKE FERNANDES, UNIRIO. |
Título: |
Avaliação de selos ambientais em alimentos: o que os consumidores têm a dizer? |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 15., 2023, Campinas. A revolução da ciência de alimentos e nutrição: alimentando o mundo de forma sustentável: caderno [eletrônico] de resumos. Campinas: Galoá, 2023. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Pôster 166114; SLACAN. |
Conteúdo: |
Os selos verdes são certificações concedidas a produtos que atendem a determinados critérios ambientais, como redução de emissões de carbono, uso eficiente de recursos naturais e proteção da biodiversidade. A presença desses selos nos rótulos dos produtos intenciona transmitir ao consumidor que a empresa se preocupa com o meio ambiente. Objetivou-se avaliar a percepção dos consumidores sobre selos verdes em alimentos e como estes influenciam na decisão de compra. Utilizou-se a metodologia do Grupo Focal com consumidores adultos (n=53) de ambos os sexos, adeptos a padrões dietéticos variados. Foi aplicada uma diretriz com 24 questões e questionário para classificação do estado socioeconômico dos participantes. A transcrição foi realizada através do software Transkriptor®. Um relatório foi gerado e posteriormente processado através do software qualitativo IRaMuTeQ. Os resultados revelaram que os selos ambientais são incompreendidos pelos consumidores. Apenas 10% dos trinta selos apresentados aos consumidores foram reconhecidos pela maioria deles. A falta de divulgação eficiente foi apontada como uma barreira para entender os benefícios ecológicos associados aos produtos através dos selos, o que acaba não incentivando uma mudança de comportamento de compra. A ausência de incentivos imediatos e tangíveis relacionados aos benefícios ambientais oferecidos pelos selos foram identificados como obstáculos. Porém, as alegações verdes parecem ter mais credibilidade e são mais aceitas. Portanto, para promover uma maior compreensão e valorização dos selos ambientais, é essencial investir em ampla divulgação e esclarecimento sobre seus benefícios. Ademais, é importante considerar que alguns consumidores podem optar por produtos mais baratos, mesmo que sejam ambientalmente conscientes, devido à percepção de que a responsabilidade pelos aspectos ambientais deve recair sobre as instituições governamentais e as empresas. Conclui-se que existe a necessidade de empresas desenvolverem estratégias de comunicação mais eficazes, que transmitam claramente a importância desses selos e os seus benefícios ambientais associados. MenosOs selos verdes são certificações concedidas a produtos que atendem a determinados critérios ambientais, como redução de emissões de carbono, uso eficiente de recursos naturais e proteção da biodiversidade. A presença desses selos nos rótulos dos produtos intenciona transmitir ao consumidor que a empresa se preocupa com o meio ambiente. Objetivou-se avaliar a percepção dos consumidores sobre selos verdes em alimentos e como estes influenciam na decisão de compra. Utilizou-se a metodologia do Grupo Focal com consumidores adultos (n=53) de ambos os sexos, adeptos a padrões dietéticos variados. Foi aplicada uma diretriz com 24 questões e questionário para classificação do estado socioeconômico dos participantes. A transcrição foi realizada através do software Transkriptor®. Um relatório foi gerado e posteriormente processado através do software qualitativo IRaMuTeQ. Os resultados revelaram que os selos ambientais são incompreendidos pelos consumidores. Apenas 10% dos trinta selos apresentados aos consumidores foram reconhecidos pela maioria deles. A falta de divulgação eficiente foi apontada como uma barreira para entender os benefícios ecológicos associados aos produtos através dos selos, o que acaba não incentivando uma mudança de comportamento de compra. A ausência de incentivos imediatos e tangíveis relacionados aos benefícios ambientais oferecidos pelos selos foram identificados como obstáculos. Porém, as alegações verdes parecem ter mais credibilidade e são mais aceitas. ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Ecofriendly; Label. |
Thesagro: |
Consumidor. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
Marc: |
LEADER 03051nam a2200229 a 4500 001 2159372 005 2023-12-13 008 2023 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSANTOS, E. 245 $aAvaliação de selos ambientais em alimentos$bo que os consumidores têm a dizer?$h[electronic resource] 260 $aIn: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 15., 2023, Campinas. A revolução da ciência de alimentos e nutrição: alimentando o mundo de forma sustentável: caderno [eletrônico] de resumos. Campinas: Galoá$c2023 500 $aPôster 166114; SLACAN. 520 $aOs selos verdes são certificações concedidas a produtos que atendem a determinados critérios ambientais, como redução de emissões de carbono, uso eficiente de recursos naturais e proteção da biodiversidade. A presença desses selos nos rótulos dos produtos intenciona transmitir ao consumidor que a empresa se preocupa com o meio ambiente. Objetivou-se avaliar a percepção dos consumidores sobre selos verdes em alimentos e como estes influenciam na decisão de compra. Utilizou-se a metodologia do Grupo Focal com consumidores adultos (n=53) de ambos os sexos, adeptos a padrões dietéticos variados. Foi aplicada uma diretriz com 24 questões e questionário para classificação do estado socioeconômico dos participantes. A transcrição foi realizada através do software Transkriptor®. Um relatório foi gerado e posteriormente processado através do software qualitativo IRaMuTeQ. Os resultados revelaram que os selos ambientais são incompreendidos pelos consumidores. Apenas 10% dos trinta selos apresentados aos consumidores foram reconhecidos pela maioria deles. A falta de divulgação eficiente foi apontada como uma barreira para entender os benefícios ecológicos associados aos produtos através dos selos, o que acaba não incentivando uma mudança de comportamento de compra. A ausência de incentivos imediatos e tangíveis relacionados aos benefícios ambientais oferecidos pelos selos foram identificados como obstáculos. Porém, as alegações verdes parecem ter mais credibilidade e são mais aceitas. Portanto, para promover uma maior compreensão e valorização dos selos ambientais, é essencial investir em ampla divulgação e esclarecimento sobre seus benefícios. Ademais, é importante considerar que alguns consumidores podem optar por produtos mais baratos, mesmo que sejam ambientalmente conscientes, devido à percepção de que a responsabilidade pelos aspectos ambientais deve recair sobre as instituições governamentais e as empresas. Conclui-se que existe a necessidade de empresas desenvolverem estratégias de comunicação mais eficazes, que transmitam claramente a importância desses selos e os seus benefícios ambientais associados. 650 $aConsumidor 653 $aEcofriendly 653 $aLabel 700 1 $aAYRES, E. M. M. 700 1 $aHIDALGO CHÁVEZ, D. W. 700 1 $aCUNHA, L. 700 1 $aDELIZA, R. 700 1 $aCARVALHO, I. C. 700 1 $aFERNANDES, T. E.
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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Registros recuperados : 164 | |
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Biblioteca(s): Embrapa Gado de Leite. |
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62. | | BATISTA, F. de C.; OLIVEIRA, M. C.; FERNANDES, T. A.; RIBEIRO, V. P.; MARRIEL, I. E.; GOMES, E. A.; LANA, U. G. de P.; OLIVEIRA-PAIVA, C. A. Avaliação da produção de sideróforos por microrganismos endofíticos solubilizatores de fosfato de ferro associados à cultura de milho. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 32.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 16.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 14.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 11., 2016, Goiânia. Rumo aos novos desafios: [anais]. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2016. p. 1084. FertBio 2016.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
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65. | | VARGAS JUNIOR, F. M.; CANSIAN, K.; PEREIRA, H. L.; LONGO, M. L.; VALÉRIO, A. C.; ORRICO JUNIOR, M. A. P.; RETORE, M.; SIQUEIRA, A. B. R.; FERNANDES, T. Ingestive behaviour and performance of feedlot lambs fed saccharine sorghum and corn silages. South African Journal of Animal Science, v. 50, n. 2, p. 233-240, 2020.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 1 |
Biblioteca(s): Embrapa Agropecuária Oeste. |
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Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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Biblioteca(s): Embrapa Hortaliças. |
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Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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78. | | FERNANDES, T. A.; MÜLLER, M.; SUÑÉ, R. W.; PORCIUNCULA, G. C. da; FREITAS, P. O. de; MARTINS, P.; KITTLER, D.; ANÇA, A. G. Efeito da forma física do resíduo da pré-limpeza do arroz no consumo de vacas lactantes da raça Holandesa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 22., 2012, Cuiabá. A importância da zootecnia para a segurança alimentar: [anais]. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, 2012. 1 CD-ROM.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
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Biblioteca(s): Embrapa Amapá; Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Pesca e Aquicultura. |
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80. | | FERNANDES, T. M.; SILVA, J. A. da; SILVA, A. H. A. da; CAVALHEIRO, J. M. de O.; CONCEIÇÃO, M. L. da. Flour production from shrimp by-products and sensory evaluation of flour-based products. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 48, n. 8, p. 962-967, ago. 2013. Título em português: Produção de farinha de resíduo de camarão e avaliação sensorial de subprodutos formulados com base na farinha.Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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