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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Uva e Vinho. |
Data corrente: |
22/01/2019 |
Data da última atualização: |
13/03/2019 |
Autoria: |
FARIAS NETO, J. C. de. |
Afiliação: |
Joaquim Carlos de Faria Neto, UNESP - Universidade Estadual Paulista. |
Título: |
Enoturismo: caracterização da atividade de degustação em vinícolas do Vale dos Vinhedos- RS. |
Ano de publicação: |
2016 |
Fonte/Imprenta: |
2016. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
TCC (Bacharelado em Turismo). Universidade Estadual Paulista (UNESP), Curso de Turismo, Rosana, SP, 2016.
APROVALE |
Conteúdo: |
O enoturismo corresponde a um conjunto de atividades, tais como: visitação às empresas vitivinícolas, participação em eventos de vinhos, visitas a museus voltados a essa temática, sobretudo, e, em especial, conhecimento e prova dos vinhos das regiões visitadas. Sendo assim, o motivo principal do enoturista no destino escolhido geralmente concentra-se na degustação de vinhos e visita às vinícolas, auxiliando, portanto, no conhecimento não somente da região vitivinícola, mas especialmente das empresas inseridas neste local, visto que a degustação coloca o turista frente ao produto e ao produtor, torna-se uma atividade importante para empresa, a qual, se bem organizada, pode contribuir para aprimoramento dos serviços oferecidos aos turistas, e consequentemente para o desenvolvimento econômico e social das regiões vitivinícolas, Assim, o objetivo desta pesquisa foi caracterizar a atividade de degustação de vinhos nas vinícolas presentes no Vale dos Vinhedos no município de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, as quais realizassem atividade de degustação de vinhos com os turistas, mas que também estivessem associadas à APROVALE (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos). A escolha destas vinícolas se deu pela importância do turismo de vinhos nesta localidade e também por esta região ser referência em enoturismo no país. Para tanto, utilizamos o método dedutivo para a realização desta pesquisa: com técnica de pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas com vinicultores, e posterior análise de conteúdo dos dados, os quais nos resultaram em elementos que possibilitam caracterizar a atividade de degustação oferecida pelas vinícolas, desta forma, verificamos os tipos de vinhos mais produzidos pelas vinícolas, os critérios de escolha destes vinhos para a atividade de degustação, as reações e os tipos de perguntas mais comuns durante as provas de vinhos, a importância e as contribuições desta atividade no comércio da vinícola (in loco, mercado regional e nacional), bem como as aptidões dos responsáveis para a execução deste trabalho, a existência de ferramentas para avaliação da degustação e o tempo médio de duração desta atividade nas vinícolas em estudo. Palavras-chave: Enoturismo. Degustação. Vinho. Turista. Vale dos Vinhedos. INTRODUÇÃO 1. ENOTURISMO NO VALE DOS VINHEDOS/RS SOB A ÓTICA DA DEGUSTAÇÃO 1.1. História do vinho 1.2. Produção e classificação de vinhos e espumantes 1.2.1. A elaboração do vinho 1.2.2. Elaboração das espumantes 1.2.3. Classificação dos vinhos e espumantes 1.2.4. O processo de degustação de vinhos 1.3. Enoturismo no mercado de vinhos do Brasil 1.3.1. O enoturismo 1.3.2. O mercado de vinhos no Brasil 2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 3. RESULTADOS DA PESQUISA CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS APÊNDICES Apêndice A - Agrupamento de respostas para a questão "Quais são os tipos de vinhos produzidos pela vinícola?" Apêndice B - Agrupamento de respostas para a questão "Qual é o tempo médio da duração da degustação na vinícola" Apêndice C - Agrupamento de respostas para as questões "Como é feita a escolha dos vinhos para a degustação" Há algum critério?" Apêndice D - Agrupamento de respostas para a questão "Os orientadores da degustação são orientados e capacitados para esta tarefa?" Apêndice E - Agrupamento de respostas para as questões "Os turistas realizam perguntas durante a degustação? Se sim, quais são as mais frequentes?" Apêndice F - Agrupamento de respostas para a questão "Qual a reação do turista em relação aos vinhos postos à prova?" Apêndice G - Agrupamento de respostas para as questões "A empresa tem algum instrumento para avaliar a opinião do turista sobre a atividade degustação" E LISTA DE TABELAS TABELA 01: Comércio de vinhos de mesa TABELA 02: Comércio de vinhos finos TABELA 03: Distribuição das respostas dos entrevistados no que entendem como ?tipos de vinhos?? TABELA 04: Distribuição das respostas dos entrevistados sobre o tempo médio da atividade de degustação TABELA 05: Distribuição das respostas dos entrevistados sobre critério de escolha dos vinhos para degustação TABELA 06: Distribuição das respostas dos entrevistados sobre treinamento e capacitação de funcionários para atividade de degustação TABELA 07: Distribuição das respostas dos entrevistados sobre realização de perguntas durante a degustação TABELA 7.1: Distribuição das respostas dos entrevistados sobre os tipos de perguntas realizadas na degustação TABELA 08: Distribuição das respostas dos entrevistados sobre a reação dos turistas em relação aos vinhos TABELA 09: Distribuição das respostas dos entrevistados sobre instrumentos de avaliação de opinião TABELA 10: Distribuição das respostas dos entrevistados sobre venda de vinhos in loco após degustação TABELA 11: Distribuição das respostas dos entrevistados sobre venda de vinhos no mercado regional e/ou nacional TABELA 12: Distribuição das respostas dos entrevistados sobre a importância da atividade da degustação ABSTRACT Enotourism is a set of activities, such as: visiting wine companies, participation in wine events, visits to thematic wine museums and, most of all, knowledge and wine tasting of the visited areas. Therefore, the main goal of the wine tourists in the chosen destination usually focus in the tasting and visit to the wineries, helping to the knowledge not only of the wine region, but especially of the companies inserted in the location. the tasting places set the tourist in front both of the produce and the producer, becoming an important activity to the company, which, well organized, may contribute to the enhancement of the services provided to the tourist and, consequently to the economic and social development of the wine regions. Hence, we had as goal in this research, to characterize the wine tasting activity in the wineries located in the Vale do Vinhedos in the Bento Gonçalves municipality in Rio Grande do Sul, which offer wine tastings, and at the same time be associated to APROVALE (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos). The choice of these wineries fell on the importance of the wine tourism in this location and also due to this region being a reference in enotourism in the country, for that we used the deductive method is this research: with the technique of bibliographic and documentary research, interviews with wine producers and later analysis of data content, which resulted in elements that made possible to characterize the wine tasting activity offered by the wineries; thereford verifying the types of beverages most produced by the wineries, the criteria of choice of these wines for the tasting activity, the reactions and types of most common questions during tastings, the importance and contributions of that activity in the commerce (in loco, national and regional market), as well as the skills of the representatives of this activity, the existence of tools to evaluate the wine tasting and the average duration of this action in the wineries studied. MenosO enoturismo corresponde a um conjunto de atividades, tais como: visitação às empresas vitivinícolas, participação em eventos de vinhos, visitas a museus voltados a essa temática, sobretudo, e, em especial, conhecimento e prova dos vinhos das regiões visitadas. Sendo assim, o motivo principal do enoturista no destino escolhido geralmente concentra-se na degustação de vinhos e visita às vinícolas, auxiliando, portanto, no conhecimento não somente da região vitivinícola, mas especialmente das empresas inseridas neste local, visto que a degustação coloca o turista frente ao produto e ao produtor, torna-se uma atividade importante para empresa, a qual, se bem organizada, pode contribuir para aprimoramento dos serviços oferecidos aos turistas, e consequentemente para o desenvolvimento econômico e social das regiões vitivinícolas, Assim, o objetivo desta pesquisa foi caracterizar a atividade de degustação de vinhos nas vinícolas presentes no Vale dos Vinhedos no município de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, as quais realizassem atividade de degustação de vinhos com os turistas, mas que também estivessem associadas à APROVALE (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos). A escolha destas vinícolas se deu pela importância do turismo de vinhos nesta localidade e também por esta região ser referência em enoturismo no país. Para tanto, utilizamos o método dedutivo para a realização desta pesquisa: com técnica de pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Degustação; Enoturism; Vale dos Vinhedos; Vinícola; Vinicultura. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Sendo assim, o motivo principal do enoturista no destino escolhido geralmente concentra-se na degustação de vinhos e visita às vinícolas, auxiliando, portanto, no conhecimento não somente da região vitivinícola, mas especialmente das empresas inseridas neste local, visto que a degustação coloca o turista frente ao produto e ao produtor, torna-se uma atividade importante para empresa, a qual, se bem organizada, pode contribuir para aprimoramento dos serviços oferecidos aos turistas, e consequentemente para o desenvolvimento econômico e social das regiões vitivinícolas, Assim, o objetivo desta pesquisa foi caracterizar a atividade de degustação de vinhos nas vinícolas presentes no Vale dos Vinhedos no município de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, as quais realizassem atividade de degustação de vinhos com os turistas, mas que também estivessem associadas à APROVALE (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos). A escolha destas vinícolas se deu pela importância do turismo de vinhos nesta localidade e também por esta região ser referência em enoturismo no país. Para tanto, utilizamos o método dedutivo para a realização desta pesquisa: com técnica de pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas com vinicultores, e posterior análise de conteúdo dos dados, os quais nos resultaram em elementos que possibilitam caracterizar a atividade de degustação oferecida pelas vinícolas, desta forma, verificamos os tipos de vinhos mais produzidos pelas vinícolas, os critérios de escolha destes vinhos para a atividade de degustação, as reações e os tipos de perguntas mais comuns durante as provas de vinhos, a importância e as contribuições desta atividade no comércio da vinícola (in loco, mercado regional e nacional), bem como as aptidões dos responsáveis para a execução deste trabalho, a existência de ferramentas para avaliação da degustação e o tempo médio de duração desta atividade nas vinícolas em estudo. Palavras-chave: Enoturismo. Degustação. Vinho. Turista. Vale dos Vinhedos. INTRODUÇÃO 1. ENOTURISMO NO VALE DOS VINHEDOS/RS SOB A ÓTICA DA DEGUSTAÇÃO 1.1. História do vinho 1.2. Produção e classificação de vinhos e espumantes 1.2.1. A elaboração do vinho 1.2.2. Elaboração das espumantes 1.2.3. Classificação dos vinhos e espumantes 1.2.4. O processo de degustação de vinhos 1.3. Enoturismo no mercado de vinhos do Brasil 1.3.1. O enoturismo 1.3.2. O mercado de vinhos no Brasil 2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 3. RESULTADOS DA PESQUISA CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS APÊNDICES Apêndice A - Agrupamento de respostas para a questão "Quais são os tipos de vinhos produzidos pela vinícola?" Apêndice B - Agrupamento de respostas para a questão "Qual é o tempo médio da duração da degustação na vinícola" Apêndice C - Agrupamento de respostas para as questões "Como é feita a escolha dos vinhos para a degustação" Há algum critério?" Apêndice D - Agrupamento de respostas para a questão "Os orientadores da degustação são orientados e capacitados para esta tarefa?" Apêndice E - Agrupamento de respostas para as questões "Os turistas realizam perguntas durante a degustação? Se sim, quais são as mais frequentes?" Apêndice F - Agrupamento de respostas para a questão "Qual a reação do turista em relação aos vinhos postos à prova?" Apêndice G - Agrupamento de respostas para as questões "A empresa tem algum instrumento para avaliar a opinião do turista sobre a atividade degustação" E LISTA DE TABELAS TABELA 01: Comércio de vinhos de mesa TABELA 02: Comércio de vinhos finos TABELA 03: Distribuição das respostas dos entrevistados no que entendem como ?tipos de vinhos?? TABELA 04: Distribuição das respostas dos entrevistados sobre o tempo médio da atividade de degustação TABELA 05: Distribuição das respostas dos entrevistados sobre critério de escolha dos vinhos para degustação TABELA 06: Distribuição das respostas dos entrevistados sobre treinamento e capacitação de funcionários para atividade de degustação TABELA 07: Distribuição das respostas dos entrevistados sobre realização de perguntas durante a degustação TABELA 7.1: Distribuição das respostas dos entrevistados sobre os tipos de perguntas realizadas na degustação TABELA 08: Distribuição das respostas dos entrevistados sobre a reação dos turistas em relação aos vinhos TABELA 09: Distribuição das respostas dos entrevistados sobre instrumentos de avaliação de opinião TABELA 10: Distribuição das respostas dos entrevistados sobre venda de vinhos in loco após degustação TABELA 11: Distribuição das respostas dos entrevistados sobre venda de vinhos no mercado regional e/ou nacional TABELA 12: Distribuição das respostas dos entrevistados sobre a importância da atividade da degustação ABSTRACT Enotourism is a set of activities, such as: visiting wine companies, participation in wine events, visits to thematic wine museums and, most of all, knowledge and wine tasting of the visited areas. Therefore, the main goal of the wine tourists in the chosen destination usually focus in the tasting and visit to the wineries, helping to the knowledge not only of the wine region, but especially of the companies inserted in the location. the tasting places set the tourist in front both of the produce and the producer, becoming an important activity to the company, which, well organized, may contribute to the enhancement of the services provided to the tourist and, consequently to the economic and social development of the wine regions. Hence, we had as goal in this research, to characterize the wine tasting activity in the wineries located in the Vale do Vinhedos in the Bento Gonçalves municipality in Rio Grande do Sul, which offer wine tastings, and at the same time be associated to APROVALE (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos). The choice of these wineries fell on the importance of the wine tourism in this location and also due to this region being a reference in enotourism in the country, for that we used the deductive method is this research: with the technique of bibliographic and documentary research, interviews with wine producers and later analysis of data content, which resulted in elements that made possible to characterize the wine tasting activity offered by the wineries; thereford verifying the types of beverages most produced by the wineries, the criteria of choice of these wines for the tasting activity, the reactions and types of most common questions during tastings, the importance and contributions of that activity in the commerce (in loco, national and regional market), as well as the skills of the representatives of this activity, the existence of tools to evaluate the wine tasting and the average duration of this action in the wineries studied. 653 $aDegustação 653 $aEnoturism 653 $aVale dos Vinhedos 653 $aVinícola 653 $aVinicultura
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Algodão. |
Data corrente: |
04/11/2011 |
Data da última atualização: |
18/11/2011 |
Autoria: |
IZEPPI, T. S.; GRIGOLLI, J. F. J.; SOUZA, L. A. de; FRAGA, D. F.; SILVA, E. A.; BUSOLI, A. C. |
Afiliação: |
TIAGO SABONGI IZEPPI; JOSÉ FERNANDO JURCA GRIGOLLI; LEANDRO APARECIDO DE SOUZA; DIEGO FELISBINO FRAGA; ELIAS ALMEIDA SILVA; ANTÔNIO CARLOS BUSOLI. |
Título: |
Rebrota de cultivares de algodoeiro após roçagem e infestação de Aphis gossypii (Glover, 1877). |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO, 8., 2011, São Paulo. Evolução da cadeia para construção de um setor forte. Anais. Campina Grande, PB: Embrapa Algodão, 2011. |
Páginas: |
P.249-255 |
Idioma: |
Português |
Palavras-Chave: |
OGM; PULGÃO DO ALGODOEIRO; REINFESTAÇÃO. |
Thesagro: |
Algodão; Gossypium Hirsutum. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/45554/1/ENT-019Poster.105.pdf
|
Marc: |
LEADER 00782nam a2200229 a 4500 001 1905014 005 2011-11-18 008 2011 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aIZEPPI, T. S. 245 $aRebrota de cultivares de algodoeiro após roçagem e infestação de Aphis gossypii (Glover, 1877). 260 $aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO, 8., 2011, São Paulo. Evolução da cadeia para construção de um setor forte. Anais. Campina Grande, PB: Embrapa Algodão$c2011 300 $aP.249-255 650 $aAlgodão 650 $aGossypium Hirsutum 653 $aOGM 653 $aPULGÃO DO ALGODOEIRO 653 $aREINFESTAÇÃO 700 1 $aGRIGOLLI, J. F. J. 700 1 $aSOUZA, L. A. de 700 1 $aFRAGA, D. F. 700 1 $aSILVA, E. A. 700 1 $aBUSOLI, A. C.
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