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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Florestas. |
Data corrente: |
22/03/2004 |
Data da última atualização: |
22/03/2004 |
Autoria: |
DOSSA, D.; OLIVEIRA, E. B. de; SCHAITZA, E.; FERRON, R. M.; SPADA, V. R. |
Afiliação: |
Dossa, Oliveira e Schaitza, Pesquisadores da Embrapa Florestas. |
Título: |
Diagnóstico de produção e comercialização de madeira de plantios florestais na Região do Alto Uruguai, RS. |
Ano de publicação: |
2000 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO MUNDIAL DE SOCIOLOGIA RURAL, 10.; CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 38., 2000, Rio de Janeiro. A Agricultura no Limiar do Milênio: [anais]. Brasilia: SOBER / IRSA, 2000. 00270. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O trabalho tem como objetivo conhecer a oferta da produção e comercialização de florestas implantadas entre os anos de 1993 a 1998, além d comportamento da demanda atual de produtos e subprodutos florestais na região do Alto Uruguai (RS). Foram aplicados 200 questionários a produtores rurais que implantaram florestas no período e em 100 agroindustriais e comerciantes de florestas, em 19 municípios da região. De 1993 a 1998, 90% das mudas comercializadas pela COTREL foram de pínus e eucalipto (84,4%), possibilitando a implantação de 3.152 hectares de floresta, (525,3ha/ano). Há perdas estimadas de 30% das mudas plantadas. A demanda de matéria prima em 1999, foi estimada em 175.000m 3.. Ela indica a necessidade do corte de 7 mil hectares por ano, que é 12 vezes maior do que tem sido plantado com a oferta anual de mudas pela COTREL. Por outro lado, um melhor aproveitamento dos reflorestamentos implantados pode ser obtido com a implantação de serrarias portáteis, por exemplo, com capacidade de processar 1.800 m 3 por ano, nove poderiam estar operando a partir de 2007 na região. A matéria prima adquirida pelo setor agroindustrial e comercial do Alto Uruguai tem 75% de sua origem na região do Alto Uruguai e provêem dos estados de Mato Grosso (5,7%), Paraná (4,8%), Santa Catarina (14,5%). A tendência dos agroindustriais e comerciantes quanto ao futuro em sua maioria, prevêem o crescimento. Entre os problemas relevantes levantados a questão que envolve a qualidade da matéria prima, em 26% é o mais importante. Há pequena concientização dos produtores para os diferentes usos de florestas plantadas. Os gastos anuais dos produtores na compra de madeira foram estimados em R$ 470,00 em 1998 e R$ 345,00, em 1999, por propriedade. O uso de mão de obra foi estimado em 7 empregados por empresa agroindustrial. Mas, há predominância de pequenas fábricas familiares de móveis. A perda da cultura florestal pelos produtores, a necessidade de manutenção do fluxo financeiro familiar, no curto prazo, falta de conhecimento do mercado para produtos e subprodutos oriundos da madeira, diminui o interesse pela produção florestal na região. MenosO trabalho tem como objetivo conhecer a oferta da produção e comercialização de florestas implantadas entre os anos de 1993 a 1998, além d comportamento da demanda atual de produtos e subprodutos florestais na região do Alto Uruguai (RS). Foram aplicados 200 questionários a produtores rurais que implantaram florestas no período e em 100 agroindustriais e comerciantes de florestas, em 19 municípios da região. De 1993 a 1998, 90% das mudas comercializadas pela COTREL foram de pínus e eucalipto (84,4%), possibilitando a implantação de 3.152 hectares de floresta, (525,3ha/ano). Há perdas estimadas de 30% das mudas plantadas. A demanda de matéria prima em 1999, foi estimada em 175.000m 3.. Ela indica a necessidade do corte de 7 mil hectares por ano, que é 12 vezes maior do que tem sido plantado com a oferta anual de mudas pela COTREL. Por outro lado, um melhor aproveitamento dos reflorestamentos implantados pode ser obtido com a implantação de serrarias portáteis, por exemplo, com capacidade de processar 1.800 m 3 por ano, nove poderiam estar operando a partir de 2007 na região. A matéria prima adquirida pelo setor agroindustrial e comercial do Alto Uruguai tem 75% de sua origem na região do Alto Uruguai e provêem dos estados de Mato Grosso (5,7%), Paraná (4,8%), Santa Catarina (14,5%). A tendência dos agroindustriais e comerciantes quanto ao futuro em sua maioria, prevêem o crescimento. Entre os problemas relevantes levantados a questão que envolve a qualidade da matéria prima, ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Plantio florestal. |
Thesagro: |
Comercialização; Madeira; Produção. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Florestas (CNPF) |
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URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
30/07/2018 |
Data da última atualização: |
06/02/2019 |
Tipo da produção científica: |
Artigo de Divulgação na Mídia |
Autoria: |
ARAUJO, G. P. de. |
Afiliação: |
GUSTAVO PORPINO DE ARAUJO, SIN. |
Título: |
No varejo, como aproximar o produtor do consumidor. |
Ano de publicação: |
2015 |
Fonte/Imprenta: |
AgroDBO, p. 52-53, 2015. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Na publicação PORPINO, G. |
Conteúdo: |
Dos EUA nos chegam técnicas simples de marketing para informar os consumidores e ainda valorizar a produção de alimentos. |
Thesagro: |
Agronegócio; Alimento; Comercio; Consumidor; Produtor. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/180476/1/Aproximar-o-produtor-do-consumidor.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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