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Registros recuperados : 292 | |
84. | | MORAIS, K. S.; NISHIMURA, R. C.; SPRÍCIGO, J. F. W.; YANG, B.; DODE, M. A. N. Maturação nuclear de ovócitos bovinos imaturos vitrificados por OPS (OPEN PULLED STRAW) e Cryotop. In: ENCONTRO DO TALENTO ESTUDANTIL DA EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA, 15., 2010, Brasília, DF. Anais: resumos dos trabalhos. Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2010. Resumo 046. Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
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87. | | MOITA, S. R.; CARVALHO, J. O.; DODE, M. A. N.; SILVA, L. P. da. Nanorrugosidade de espermatozóides como estratégia de sexagem em bovinos. In: ENCONTRO DO TALENTO ESTUDANTIL DA EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA, 15., 2010, Brasília, DF. Anais: resumos dos trabalhos. Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2010. Resumo 047. Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
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91. | | MACHADO, G. M.; CAIXETA, E. S.; FRANCO, M. M.; RUMPF, R.; DODE, M. A. N. Cultivo embrionário In vitro pós-eclosão até D15: desenvolvimento e sexo de embriões bovinos. Acta Scientiae Veterinariae, v. 36, supl. 2, p. S508, 2008. Edição dos resumos da 22. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões, Guarujá, SP, 2008. Apresentado também no: In: ENCONTRO DO TALENTO ESTUDANTIL DA EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA, 13., 2008, Brasília,... Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
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92. | | CORREA, G. A.; DODE, M. A. N.; FRANCO, M. M.; RUMPF, R. Produção de embriões bovinos cultivados sob alta e baixa tensão de O2. Acta Scientiae Veterinariae, v. 34, supl., 2006. Trabalhos apresentados na: REUNIÃO ANUAL DA SBTE, 20., 2006, Araxá, MG. Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
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93. | | MARTINS, C. F.; DODE, M. A. N.; PEREIRA, D. C.; CORREA, G. A.; RUMPF, R. Produção de embriões bovinos por injeção intracitoplasmática de espermatozóide liofilizado. Resultados preliminares. In: ENCONTRO DO TALENTO ESTUDANTIL DA EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA, 9., 2004, Brasília, DF. Anais: resumos dos trabalhos. Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2004. p. 187. Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
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95. | | DODE, M. A. N.; UENO, V. G.; RODOVALHO, N. C.; ZUCCARI, C. E. N.; FERNANDES, C. Qualidade dos espermatozoides bovinos recuperados por diferentes metodos de separacao espermatica. In: REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE TRANSFERENCIA DE EMBRIOES, 13., 1998, Atibaia. [Anais...]. Arquivos da Faculdade de Veterinaria da UFRGS, Porto Alegre, v.26, n.1, p.257, 1998. Suplemento. CNPGC. Biblioteca(s): Embrapa Gado de Corte. |
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97. | | DODE, M. A. M.; VENO, V. G.; RODOVALHO, N. C.; LEGUIZAMON, G. O. C. Qualidade dos ovocitos de vacas zebuinas em diferentes estagios fisiologicos. In : REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE TRANSFERENCIA DE EMBRIOES, 13., 1997, Foz do Iguacu. Arquivos da Faculdade de Veterinaria UFRGS, v.25, n.1, p.218, 1997. Suplemento. Resumo. CNPGC. Biblioteca(s): Embrapa Gado de Corte. |
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Registros recuperados : 292 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
28/02/2024 |
Data da última atualização: |
28/02/2024 |
Tipo da produção científica: |
Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Autoria: |
SILVA, J. J. P. da. |
Afiliação: |
JOSÉ JAILDO PEREIRA DA SILVA. |
Título: |
O uso de sequências didáticas para o fortalecimento da preservação ambiental em municípios da região do Araripe-Pernambuco. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
2023. |
Páginas: |
56 f. |
Descrição Física: |
il. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Biociências, Recife. Orientado por Alineaurea Florentino Silva, Embrapa Semiárido. |
Conteúdo: |
O referido trabalho tem como objetivo apresentar uma seleção de sequências didáticas sobre a Chapada do Araripe, que foram construídas a partir de uma ferramenta participativa: entrevista semiestruturada através do google forms, com professores das escolas atendidas, visando melhoria da educação ambiental nas escolas das cidades que estão inseridas na microrregião do Araripe. Estas sequências didáticas foram desenvolvidas para serem aplicadas com professores das escolas SESI – Araripina e Escola Eduardo de Souza Carvalho. As sequências didáticas foram produzidas com base nos documentos norteadores BNCC, organizadores curriculares do estado de Pernambuco, visando uma adaptação destes para a realidade da chapada do Araripe: que sofre impactos antrópicos relacionados à mineração da gipsita em Araripina-PE e às modificações na paisagem sofridas pela instalação de parques eólicos nos municípios: Araripina – PE, Curral Novo – PI, Simões – PI. Apresenta-se como uma oportunidade de revisão de práticas sobre educação ambiental no ambiente escolar e um fortalecimento das mesmas nas comunidades locais. Foi feito um levantamento de dados junto aos professores para entender como eles planejam suas aulas e se utilizam de instrumentos da sua localidade para abordagem de impactos ambientais a partir do micro para o macro. Dos temas trazidos pelos professores foram selecionados os que mais surgiram como prioritários e com isso serão construídas as sequências didáticas prioritárias para o local. A apresentação de sugestões de sequências didáticas que foram desenvolvidas e aplicadas nas aulas de Ciências e Geografia, atendem ao caráter investigativo na construção do conhecimento e podem subsidiar as ações de divulgação e conscientização de impactos ambientais observadas. As mesmas estão hospedadas de forma virtual e física no site da Escola Eduardo de Souza Carvalho e na página da Prefeitura Municipal de Araripina, aba relacionada à Educação. Na Escola SESI Araripina de forma física como parte do acervo da biblioteca. Pretendeu-se oportunizar a aplicação de conhecimentos para professores e alunos a respeito de impactos antrópicos na chapada do Araripe, lado de Pernambuco, e que fortaleçam a prática de educação ambiental tanto nas escolas como nas comunidades envolvidas. MenosO referido trabalho tem como objetivo apresentar uma seleção de sequências didáticas sobre a Chapada do Araripe, que foram construídas a partir de uma ferramenta participativa: entrevista semiestruturada através do google forms, com professores das escolas atendidas, visando melhoria da educação ambiental nas escolas das cidades que estão inseridas na microrregião do Araripe. Estas sequências didáticas foram desenvolvidas para serem aplicadas com professores das escolas SESI – Araripina e Escola Eduardo de Souza Carvalho. As sequências didáticas foram produzidas com base nos documentos norteadores BNCC, organizadores curriculares do estado de Pernambuco, visando uma adaptação destes para a realidade da chapada do Araripe: que sofre impactos antrópicos relacionados à mineração da gipsita em Araripina-PE e às modificações na paisagem sofridas pela instalação de parques eólicos nos municípios: Araripina – PE, Curral Novo – PI, Simões – PI. Apresenta-se como uma oportunidade de revisão de práticas sobre educação ambiental no ambiente escolar e um fortalecimento das mesmas nas comunidades locais. Foi feito um levantamento de dados junto aos professores para entender como eles planejam suas aulas e se utilizam de instrumentos da sua localidade para abordagem de impactos ambientais a partir do micro para o macro. Dos temas trazidos pelos professores foram selecionados os que mais surgiram como prioritários e com isso serão construídas as sequências didáticas prioritárias para o loc... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agrobiodiversidade; Chapada do Araripe; Conservação local; Convivência com o Semiárido; Inovação social; Metodologia participativa; Preservação ambiental; Semiárido. |
Thesagro: |
Educação Ambiental; Ensino; Ensino Agrícola; Extensão Rural. |
Thesaurus NAL: |
Agricultural education; Environmental education. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1162333/1/O-USO-DE-SEQUENCIAS-DIDATICAS-PARA-O-FORTALECIMENTO-2023.pdf
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Marc: |
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