Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
05/11/2013 |
Data da última atualização: |
05/11/2013 |
Autoria: |
DIAS, G. P. P.; SAUAIA, A. C. A.; YOSHIZAKI, H. T. Y. |
Afiliação: |
GEORGE PAULUS PEREIRA DIAS; ANTONIO CARLOS AIDAR SAUAIA; HUGO TSUGUNOBU YOSHIDA YOSHIZAKI. |
Título: |
Estilos de aprendizagem Felder-Silverman e o aprendizado com jogos de empresa. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 53, n. 5, p. 469-484, set./out. 2013. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Título traduzido: Felder-Silverman learning styles and learning with business games. |
Conteúdo: |
O problema tratado nesta pesquisa foi a diferença de aprendizagem observada entre os estudantes de um curso de Planejamento e Controle da Produção (PCP). O objetivo foi descrever e analisar as diferenças de aprendizado segundo os Estilos de Aprendizagem (EdA). Examinaram-se a assimilação e compreensão (notas em provas) e os EdA de 356 aprendizes em 16 turmas de pós-graduação ? MBA e Especialização ? durante cinco anos. Um jogo de empresas dinamizou as vivências nas quais observou?se maior aprendizado dos estudantes com estilo reflexivo (ativo-reflexivo) ou visual (visual-verbal). Ao não explorar a reflexão, o jogo pode ter restringido o ciclo de aprendizagem vivencial, sobretudo dos ativos. Sugerem-se aos educadores duas diretrizes para o desenho educacional: quando padronizado, que se busque balancear as atividades para atender aos diferentes EdA. Quando o desenho for personalizado, que se insiram atividades complementares às preferências do aprendiz, viabilizando uma vivência com equilíbrio entre ação e reflexão. |
Palavras-Chave: |
Teoria dos jogos. |
Thesagro: |
Aprendizagem; Ensino. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01703naa a2200193 a 4500 001 1970453 005 2013-11-05 008 2013 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aDIAS, G. P. P. 245 $aEstilos de aprendizagem Felder-Silverman e o aprendizado com jogos de empresa. 260 $c2013 500 $aTítulo traduzido: Felder-Silverman learning styles and learning with business games. 520 $aO problema tratado nesta pesquisa foi a diferença de aprendizagem observada entre os estudantes de um curso de Planejamento e Controle da Produção (PCP). O objetivo foi descrever e analisar as diferenças de aprendizado segundo os Estilos de Aprendizagem (EdA). Examinaram-se a assimilação e compreensão (notas em provas) e os EdA de 356 aprendizes em 16 turmas de pós-graduação ? MBA e Especialização ? durante cinco anos. Um jogo de empresas dinamizou as vivências nas quais observou?se maior aprendizado dos estudantes com estilo reflexivo (ativo-reflexivo) ou visual (visual-verbal). Ao não explorar a reflexão, o jogo pode ter restringido o ciclo de aprendizagem vivencial, sobretudo dos ativos. Sugerem-se aos educadores duas diretrizes para o desenho educacional: quando padronizado, que se busque balancear as atividades para atender aos diferentes EdA. Quando o desenho for personalizado, que se insiram atividades complementares às preferências do aprendiz, viabilizando uma vivência com equilíbrio entre ação e reflexão. 650 $aAprendizagem 650 $aEnsino 653 $aTeoria dos jogos 700 1 $aSAUAIA, A. C. A. 700 1 $aYOSHIZAKI, H. T. Y. 773 $tRevista de Administração de Empresas, São Paulo$gv. 53, n. 5, p. 469-484, set./out. 2013.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|