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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital; Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Solos; Embrapa Territorial. |
Data corrente: |
05/05/2021 |
Data da última atualização: |
18/05/2021 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
PINTO, D. M.; RODRIGUES, G. S.; CASTRO, G. S. A.; VILELA, G. F.; MENDES, A. M.; NOGUEIRA JUNIOR, L. R.; BOGIANI, J. C.; ROCHA, J. D.; BERTIN, P. R. B.; DRUCKER, D. P.; SIMÕES, M.; ESQUERDO, J. C. D. M.; CUSTODIO, D. de O.; RASCHE, F.; DART, R. de O.; CAMPOS, G. A. DE. |
Afiliação: |
DANIELA MACIEL PINTO, CNPM; GERALDO STACHETTI RODRIGUES, CNPMA; GUSTAVO SPADOTTI AMARAL CASTRO, CNPM; GISELE FREITAS VILELA, CNPM; ANGELO MANSUR MENDES, CNPM; LAURO RODRIGUES NOGUEIRA JUNIOR, CNPM; JULIO CESAR BOGIANI, CNPM; JOSE DILCIO ROCHA, CNPM; PATRICIA ROCHA BELLO BERTIN, SDI; DEBORA PIGNATARI DRUCKER, CNPTIA; MARGARETH GONCALVES SIMOES, CNPS; JULIO CESAR DALLA MORA ESQUERDO, CNPTIA; DAVI DE OLIVEIRA CUSTODIO, CNPM; FRANCISCA RASCHE, CNPF; RICARDO DE OLIVEIRA DART, CNPS; GABRIEL ANTONIO DE CAMPOS, ESTAGIÁRIO CNPM. |
Título: |
GEOINFO: impactos sociais do repositório de dados de pesquisa da EMBRAPA. |
Ano de publicação: |
2021 |
Fonte/Imprenta: |
Páginas a&b: arquivos e biblioteca, p. 145-149, 2021. Série 3. Número especial da 11ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta, Braga, out. 2020. |
ISBN: |
0873-5670 |
DOI: |
https://doi.org/10.21747/21836671/pagnesppk17 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O GeoInfo é um repositório que disponibiliza os dados de pesquisa espacial gerados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) para compreender a dinâmica da agricultura no território brasileiro. Considerando os esforços necessários para a implantação e institucionalização do repositório, a ausência de estudos da Ciência da Informação relacionados à investigação do impacto dos usos feitos a partir dos dados e informações disponibilizados em repositórios de dados de pesquisa, bem como o processo de avaliação de impactos utilizado pela EMBRAPA desde 1989, é oportuno investigar o impacto do repositório para seu público-alvo, qual seja, especialistas de geociências. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma avaliação de impactos realizada com o GeoInfo, a partir da metodologia - Ambitec-TICs: Módulo de critérios e indicadores de impactos para Tecnologias de Informação e Comunicação -, especificamente para a dimensão social, existente no Ambitec-TICs. |
Palavras-Chave: |
Avaliação de impactos; Dados espaciais; GeoInfo; Impact assessment. |
Thesagro: |
Sistema de Informação. |
Thesaurus Nal: |
Social impact; Spatial data. |
Categoria do assunto: |
-- X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/223064/1/5899.pdf
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Marc: |
LEADER 02317naa a2200409 a 4500 001 2131687 005 2021-05-18 008 2021 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a0873-5670 024 7 $ahttps://doi.org/10.21747/21836671/pagnesppk17$2DOI 100 1 $aPINTO, D. M. 245 $aGEOINFO$bimpactos sociais do repositório de dados de pesquisa da EMBRAPA.$h[electronic resource] 260 $c2021 520 $aO GeoInfo é um repositório que disponibiliza os dados de pesquisa espacial gerados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) para compreender a dinâmica da agricultura no território brasileiro. Considerando os esforços necessários para a implantação e institucionalização do repositório, a ausência de estudos da Ciência da Informação relacionados à investigação do impacto dos usos feitos a partir dos dados e informações disponibilizados em repositórios de dados de pesquisa, bem como o processo de avaliação de impactos utilizado pela EMBRAPA desde 1989, é oportuno investigar o impacto do repositório para seu público-alvo, qual seja, especialistas de geociências. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma avaliação de impactos realizada com o GeoInfo, a partir da metodologia - Ambitec-TICs: Módulo de critérios e indicadores de impactos para Tecnologias de Informação e Comunicação -, especificamente para a dimensão social, existente no Ambitec-TICs. 650 $aSocial impact 650 $aSpatial data 650 $aSistema de Informação 653 $aAvaliação de impactos 653 $aDados espaciais 653 $aGeoInfo 653 $aImpact assessment 700 1 $aRODRIGUES, G. S. 700 1 $aCASTRO, G. S. A. 700 1 $aVILELA, G. F. 700 1 $aMENDES, A. M. 700 1 $aNOGUEIRA JUNIOR, L. R. 700 1 $aBOGIANI, J. C. 700 1 $aROCHA, J. D. 700 1 $aBERTIN, P. R. B. 700 1 $aDRUCKER, D. P. 700 1 $aSIMÕES, M. 700 1 $aESQUERDO, J. C. D. M. 700 1 $aCUSTODIO, D. de O. 700 1 $aRASCHE, F. 700 1 $aDART, R. de O. 700 1 $aCAMPOS, G. A. DE 773 $tPáginas a&b: arquivos e biblioteca, p. 145-149, 2021. Série 3. Número especial da 11ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta, Braga, out. 2020.
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Registro original: |
Embrapa Territorial (CNPM) |
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URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Florestas. Para informações adicionais entre em contato com cnpf.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Florestas. |
Data corrente: |
15/03/2010 |
Data da última atualização: |
24/02/2015 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 4 |
Autoria: |
BONIN, E. F.; FRITZSONS, E.; CORREA, A. P. A. |
Afiliação: |
ELAINE FRITZSONS BONIN, FACULDADE DE AMERICANA; ELENICE FRITZSONS, CNPF; ANA PAULA ARAUJO CORREA, ESTUDANTE GRADUAÇÃO UNIANDRADE. |
Título: |
Estudo da percepção ambiental de alunos do curso de administração de duas instituições de ensino superior. |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
Educação Ambiental em Ação, n. 31, 2010. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A percepção ambiental pode ser compreendida como a tomada de consciência dos problemas relacionados ao meio arrbiente e á forma como os individuos o percebem, compreendem e interagem com ele, sendo esta tomada de consciência fundamental para proteção do meio ambiente. Partindo desta premissa, o objetivo do trabalho foi avaliar comparativamente a percepção arrbiental de alunos do Curso de Administração de duas faculdades (FAM e FAMEC), em duas cidades distintas, por meio de um questionário e com auxilio de testes estatísticos. Os resultados revelaram que houve grande similaridade nas respostas dos alunos, com forte grau de correlação na maioria das respostas, o que pode ser justificado pelo fato de que as duas cidades apresentam uma boa qualidade de vida e intenso desenvolvimento industrial. A pesquisa revelou que as campanhas de coleta seletiva de lixo, ao longo do tempo, tiveram sucesso nestas cidades, pois foram incorporadas aos hábitos dos alunos. Há também interesse, por parte dos alunos, pela discussão de temas arrbientais em sala de aula, e que isto é compreendido por eles como uma forma de minimizar a degradação ambiental, uma vez que leva a uma maior conscientização dos individuos e da sociedade. A pesquisa concluiu, portanto, que a integralização de temas ambientais nos curriculos. |
Thesagro: |
Educação Ambiental. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01839naa a2200157 a 4500 001 1661217 005 2015-02-24 008 2010 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aBONIN, E. F. 245 $aEstudo da percepção ambiental de alunos do curso de administração de duas instituições de ensino superior.$h[electronic resource] 260 $c2010 520 $aA percepção ambiental pode ser compreendida como a tomada de consciência dos problemas relacionados ao meio arrbiente e á forma como os individuos o percebem, compreendem e interagem com ele, sendo esta tomada de consciência fundamental para proteção do meio ambiente. Partindo desta premissa, o objetivo do trabalho foi avaliar comparativamente a percepção arrbiental de alunos do Curso de Administração de duas faculdades (FAM e FAMEC), em duas cidades distintas, por meio de um questionário e com auxilio de testes estatísticos. Os resultados revelaram que houve grande similaridade nas respostas dos alunos, com forte grau de correlação na maioria das respostas, o que pode ser justificado pelo fato de que as duas cidades apresentam uma boa qualidade de vida e intenso desenvolvimento industrial. A pesquisa revelou que as campanhas de coleta seletiva de lixo, ao longo do tempo, tiveram sucesso nestas cidades, pois foram incorporadas aos hábitos dos alunos. Há também interesse, por parte dos alunos, pela discussão de temas arrbientais em sala de aula, e que isto é compreendido por eles como uma forma de minimizar a degradação ambiental, uma vez que leva a uma maior conscientização dos individuos e da sociedade. A pesquisa concluiu, portanto, que a integralização de temas ambientais nos curriculos. 650 $aEducação Ambiental 700 1 $aFRITZSONS, E. 700 1 $aCORREA, A. P. A. 773 $tEducação Ambiental em Ação$gn. 31, 2010.
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Registro original: |
Embrapa Florestas (CNPF) |
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