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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
12/01/2005 |
Data da última atualização: |
12/01/2005 |
Autoria: |
PIOVEZAN, U.; CONGRO, C. R.; MOURÃO, G. de M. |
Afiliação: |
Embrapa Pantanal (Corumbá, MS). |
Título: |
Pré-diagnóstico da percepção de visitantes e empresas de turismo da região de Corumbá sobre a fauna do Pantanal. |
Ano de publicação: |
2004 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS DO PANTANAL, 4., 2004, Corumbá, MS. Sustentabilidade regional: anais. Corumbá: Embrapa Pantanal: UCDB: UFMS: SEBRAE-MS, 2004. (CD-ROM). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O turismo é uma alternativa de uso econômico da fauna em benefício das populações
humanas que não envolve consumo. Se bem conduzida esta atividade pode gerar renda e contribuir para a conservação de espécies e ecossistemas naturais únicos como o
Pantanal. O objetivo deste trabalho foi descrever a percepção que visitantes e
empresários do turismo de Corumbá e região possuem a respeito da fauna do pantanal.
O trabalho foi dividido em duas etapas: 1. Análise do material de divulgação
distribuído pelas empresas de turismo da região durante a alta temporada de 2002; 2.
Entrevistas com hóspedes da cidade durante a alta temporada de 2004. Na primeira
etapa, avaliamos 265 impressos produzidos por empresas de turismo que atuam na
região de Corumbá, que foram recolhidos em agências da cidade durante o mês de
setembro de 2002. Na segunda etapa, 400 visitantes foram entrevistados em pontoschave como a rodoviária, o aeroporto e a feira de produtos bolivianos de Corumbá, entre os dias 28 de junho e 11 de julho de 2004. Espécies da fauna estavam presentes em 78% dos impressos avaliados. O grupo das aves foi o mais comum (38%), seguido pelo
grupo dos mamíferos (28%), répteis (7%), insetos (3%) e anfíbios (2%). Dentre os
visitantes entrevistados, 64,32% afirmou que pagaria para obter informações sobre a
fauna do Pantanal e 39,26% consideraram que "vídeo" seria a forma mais adequada
para obter informações sobre a fauna. "Guia de bolso" foi o segundo tipo mais votado
entre as opções de mídia sugeridas (20,78%). As espécies apontadas como de maior
interesse por parte dos visitantes coincidiram com as mais presentes no material de
divulgação de empresas da região. Os resultados sugerem que a fauna pantaneira ainda é pouco conhecida pelo público em geral e que há uma expressiva demanda por
informações adequadas aos clientes do setor de turismo, ou seja, informações confiáveis
e em formato acessível. Este trabalho é parte das atividades do projeto "Uso sustentável
da fauna silvestre" desenvolvido pela Embrapa Pantanal (#02.02.5.25.00.05). MenosO turismo é uma alternativa de uso econômico da fauna em benefício das populações
humanas que não envolve consumo. Se bem conduzida esta atividade pode gerar renda e contribuir para a conservação de espécies e ecossistemas naturais únicos como o
Pantanal. O objetivo deste trabalho foi descrever a percepção que visitantes e
empresários do turismo de Corumbá e região possuem a respeito da fauna do pantanal.
O trabalho foi dividido em duas etapas: 1. Análise do material de divulgação
distribuído pelas empresas de turismo da região durante a alta temporada de 2002; 2.
Entrevistas com hóspedes da cidade durante a alta temporada de 2004. Na primeira
etapa, avaliamos 265 impressos produzidos por empresas de turismo que atuam na
região de Corumbá, que foram recolhidos em agências da cidade durante o mês de
setembro de 2002. Na segunda etapa, 400 visitantes foram entrevistados em pontoschave como a rodoviária, o aeroporto e a feira de produtos bolivianos de Corumbá, entre os dias 28 de junho e 11 de julho de 2004. Espécies da fauna estavam presentes em 78% dos impressos avaliados. O grupo das aves foi o mais comum (38%), seguido pelo
grupo dos mamíferos (28%), répteis (7%), insetos (3%) e anfíbios (2%). Dentre os
visitantes entrevistados, 64,32% afirmou que pagaria para obter informações sobre a
fauna do Pantanal e 39,26% consideraram que "vídeo" seria a forma mais adequada
para obter informações sobre a fauna. "Guia de bolso" foi o segundo tipo mais votado
entre as opções de mídia ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Sustanaible use; Uso sustentável. |
Thesagro: |
Fauna; Turismo. |
Thesaurus Nal: |
Pantanal; tourism; wildlife. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Pantanal (CPAP) |
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Biblioteca |
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Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Cerrados. |
Data corrente: |
05/03/2010 |
Data da última atualização: |
12/07/2010 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
PEREIRA, B. G.; HENRIQUE, J. R.; LIMA, H. C. de; MADALENA, J. O. de M.; CORREIA, J. R.; FRANZ, C. A. B. |
Afiliação: |
HERBERT CAVALCANTE DE LIMA, CPAC; JOSE ORLANDO DE MELO MADALENA, CPAC; JOAO ROBERTO CORREIA, CPAC; CLAUDIO ALBERTO BENTO FRANZ, CPAC. |
Título: |
Construção de uma metodologia participativa na definição dos procedimentos para extração de óleo de amêndoas de pequi: estratégia para adoção de boas práticas pela agroindústria familiar. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
In: ENCONTRO DE JOVENS TALENTOS DA EMBRAPA CERRADOS, 4., 2009, Planaltina, DF. Resumos apresentados... Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2009. |
Páginas: |
p. 54-55 |
Série: |
(Embrapa Cerrados. Documentos, 243). |
Idioma: |
Português |
Palavras-Chave: |
Agroindustria familiar; Óleo de pequi. |
Thesagro: |
Pequi. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPAC-2010/31242/1/doc-243.pdf
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Marc: |
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