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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
08/12/2023 |
Data da última atualização: |
13/12/2023 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SANTOS, E.; AYRES, E. M. M.; HIDALGO CHÁVEZ, D. W.; CUNHA, L.; DELIZA, R.; CARVALHO, I. C.; FERNANDES, T. E. |
Afiliação: |
ELIANA SANTOS, UNIRIO; ELLEN M MENEZES AYRES, UNIRIO; DAVY WILLIAM HIDALGO CHÁVEZ, UFRRJ; LUÍS CUNHA, Universidade do Porto; ROSIRES DELIZA, CTAA; ISABELLA CICHON CARVALHO, UNIRIO; THAÍS ENGELKE FERNANDES, UNIRIO. |
Título: |
Avaliação de selos ambientais em alimentos: o que os consumidores têm a dizer? |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 15., 2023, Campinas. A revolução da ciência de alimentos e nutrição: alimentando o mundo de forma sustentável: caderno [eletrônico] de resumos. Campinas: Galoá, 2023. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Pôster 166114; SLACAN. |
Conteúdo: |
Os selos verdes são certificações concedidas a produtos que atendem a determinados critérios ambientais, como redução de emissões de carbono, uso eficiente de recursos naturais e proteção da biodiversidade. A presença desses selos nos rótulos dos produtos intenciona transmitir ao consumidor que a empresa se preocupa com o meio ambiente. Objetivou-se avaliar a percepção dos consumidores sobre selos verdes em alimentos e como estes influenciam na decisão de compra. Utilizou-se a metodologia do Grupo Focal com consumidores adultos (n=53) de ambos os sexos, adeptos a padrões dietéticos variados. Foi aplicada uma diretriz com 24 questões e questionário para classificação do estado socioeconômico dos participantes. A transcrição foi realizada através do software Transkriptor®. Um relatório foi gerado e posteriormente processado através do software qualitativo IRaMuTeQ. Os resultados revelaram que os selos ambientais são incompreendidos pelos consumidores. Apenas 10% dos trinta selos apresentados aos consumidores foram reconhecidos pela maioria deles. A falta de divulgação eficiente foi apontada como uma barreira para entender os benefícios ecológicos associados aos produtos através dos selos, o que acaba não incentivando uma mudança de comportamento de compra. A ausência de incentivos imediatos e tangíveis relacionados aos benefícios ambientais oferecidos pelos selos foram identificados como obstáculos. Porém, as alegações verdes parecem ter mais credibilidade e são mais aceitas. Portanto, para promover uma maior compreensão e valorização dos selos ambientais, é essencial investir em ampla divulgação e esclarecimento sobre seus benefícios. Ademais, é importante considerar que alguns consumidores podem optar por produtos mais baratos, mesmo que sejam ambientalmente conscientes, devido à percepção de que a responsabilidade pelos aspectos ambientais deve recair sobre as instituições governamentais e as empresas. Conclui-se que existe a necessidade de empresas desenvolverem estratégias de comunicação mais eficazes, que transmitam claramente a importância desses selos e os seus benefícios ambientais associados. MenosOs selos verdes são certificações concedidas a produtos que atendem a determinados critérios ambientais, como redução de emissões de carbono, uso eficiente de recursos naturais e proteção da biodiversidade. A presença desses selos nos rótulos dos produtos intenciona transmitir ao consumidor que a empresa se preocupa com o meio ambiente. Objetivou-se avaliar a percepção dos consumidores sobre selos verdes em alimentos e como estes influenciam na decisão de compra. Utilizou-se a metodologia do Grupo Focal com consumidores adultos (n=53) de ambos os sexos, adeptos a padrões dietéticos variados. Foi aplicada uma diretriz com 24 questões e questionário para classificação do estado socioeconômico dos participantes. A transcrição foi realizada através do software Transkriptor®. Um relatório foi gerado e posteriormente processado através do software qualitativo IRaMuTeQ. Os resultados revelaram que os selos ambientais são incompreendidos pelos consumidores. Apenas 10% dos trinta selos apresentados aos consumidores foram reconhecidos pela maioria deles. A falta de divulgação eficiente foi apontada como uma barreira para entender os benefícios ecológicos associados aos produtos através dos selos, o que acaba não incentivando uma mudança de comportamento de compra. A ausência de incentivos imediatos e tangíveis relacionados aos benefícios ambientais oferecidos pelos selos foram identificados como obstáculos. Porém, as alegações verdes parecem ter mais credibilidade e são mais aceitas. ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Ecofriendly; Label. |
Thesagro: |
Consumidor. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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3. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | ROSSATO, M.; SANTIAGO, T. R.; ALVES, A. R.; CARVALHO, I. C. B.; LOPES, C. A. Reaction of chickpea cultivars to bacterial wilt, a new disease to a crop under expansion in Brazil. In: INTERNATIONAL BACTERIAL WILT SYMPOSIUM, 7., 2023, Montevideo. Abstract book. Montevideo: Universidad de la República Uruguay : INIA, 2023. p. 104.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Hortaliças. |
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4. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | SANTOS, E.; AYRES, E. M. M.; HIDALGO CHÁVEZ, D. W.; CUNHA, L.; DELIZA, R.; CARVALHO, I. C.; FERNANDES, T. E. Avaliação de selos ambientais em alimentos: o que os consumidores têm a dizer? In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 15., 2023, Campinas. A revolução da ciência de alimentos e nutrição: alimentando o mundo de forma sustentável: caderno [eletrônico] de resumos. Campinas: Galoá, 2023. Pôster 166114; SLACAN.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
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5. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | SANTOS, E.; CARVALHO, I. C.; AYRES, E. M. M.; HIDALGO CHÁVEZ, D. W.; CUNHA, L.; DELIZA, R.; FERNANDES, T. E. Percepção de consumidores sobre alimentos substitutos de proteína animal. In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 15., 2023, Campinas. A revolução da ciência de alimentos e nutrição: alimentando o mundo de forma sustentável: caderno [eletrônico] de resumos. Campinas: Galoá, 2023. Pôster 166115; SLACAN.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
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6. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | CARVALHO, I. C. B. de; WENDLAND, A.; CARVALHO, A. M. S. de; EGITO, I. C. S. do; ROSSATO, M. Ensaio Lamp colorimétrico par detecção a olho nu de Xanthomonas phaseoli pv. manihotis em plantas de mandioca. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 53., 2023, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2023. p. 80.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Arroz e Feijão. |
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8. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | SÃO MIGUEL, A. S. D. C.; PACHECO, L. P.; CARVALHO, I. C. de; SOUZA, E. D. de; FEITOSA, P. B.; PETTER, F. A. Phytomass and nutrient release in soybean cultivation systems under no-tillage. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 53, n. 10, p. 1119-1131, Oct. 2018. Título em português: Fitomassa e liberação de nutrientes em sistemas de cultivo de soja sob plantio direto.Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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9. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | ESPERANÇA, I. P. L. DE C.; CARVALHO, I. C.; LAUDANO, A. P. C. P.; SANTOS, G.; AYRES, E. M. M.; DELIZA, R. Using apple juice to replace sugar in grape nectar formulation associated with nutritional warning: the effects on the expected consumer liking. In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 15., 2023, Campinas. A revolução da ciência de alimentos e nutrição: alimentando o mundo de forma sustentável: caderno [eletrônico] de resumos. Campinas: Galoá, 2023. Pôster 168522; SLACAN.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
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10. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | MORAIS, E. de; CARVALHO, I. C. de; PANTOJA, W. L. da C.; LIMA, A. C. S.; OLIVEIRA, M. E. C.; GUIMARÃES, C. M. C.; LOURENÇO JUNIOR, J. de B.; SILVA, A. G. M. e. Óleo de palma (Elaeis Guineenses Jacq.) na alimentação de ovinos, desaparecimento ruminal da matéria seca, matéria orgânica e proteína bruta. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 24., 2014, Vitória. A zootecnia fazendo o Brasil crescer: anais... Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2014.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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