Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
27/03/1997 |
Data da última atualização: |
27/03/1997 |
Autoria: |
CALDAS, M. P.; WOOD JUNIOR, T. |
Título: |
Identidade organizacional. |
Ano de publicação: |
1997 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administracao de Empresas, Sao Paulo, v.37, n.1, p.6-17, jan./mar.1997. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Neste artigo teorico, os autores revisitam o conceito de identidade, advogando o melhor entendimento de sua complexibilidade e sua utilizacao mais abrangente na analise organizacional. Enquanto exploram as origens do conceito e os caminhos de sua evolucao por varios campos do conhecimento, os autores desenvolvem um quadro conceitual de referencia, que diferencia as muitas abordagens existentes sobre identidade, a partir de duas dimensoes basicas: dimensao do objeto focal e dimensao da observacao. A primeira distingue o objeto sobre o qual o conceito e aplicado(ex.: individuo, grupo, organizacao, etc.); a segunda distingue as formas pelas quais a identidade e observada(do interiormente observado - self - ate o externamente observado - imagem). A sobreposicaodestas duas dimensoes define diversos quadrantes, onde se podem destinguir as diferentes abordagens existentes sobre identidade. Enfim, e expandido com uma terceira dimensao(da definicao de identidade) que poe em debates os alicerces do proprio conceito: a ideia de algo central, distintivo e duradouro. |
Palavras-Chave: |
Auto-conceito; Identidade; Identidade organizacional; Identity; Mudanca organizacional; Organizacional change; Organizacional identity; Organizacional virtual; Self; Self-concept; Virtual organization. |
Categoria do assunto: |
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Marc: |
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