Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido      Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
1.Imagem marcado/desmarcadoFONSECA, R. G. da; BRAGA, J. G.; BARROS, R. X.; QUEIROGA, L. M. Hidrofilidade em fibras de algodão branco e naturalmente colorido. Algodão Brasil, n.10, p.22-26, 2005.

Biblioteca(s): Embrapa Algodão.

Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última






Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Pesca e Aquicultura.
Data corrente:  23/01/2020
Data da última atualização:  14/02/2020
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Circulação/Nível:  B - 4
Autoria:  BRITO, L. de F. S.; CAMARGO, J. G.; SANTOS, V. F.; PIRES, C. R. F.; SOUSA, D. N. de; KATO, H. C. de A.
Afiliação:  LETICIA DE FREITAS SILVA BRITO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; JOYCIANE GOMES CAMARGO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; VIVIANE FERREIRA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; CAROLINE ROBERTA FREITAS PIRES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; HELLEN CHRISTINA DE ALMEIDA KATO, CNPASA.
Título:  Metodologias lúdicas e educação alimentar e nutricional para promover o consumo de pescado em escolares.
Ano de publicação:  2019
Fonte/Imprenta:  Extensio, v. 16, n. 34, p. 126-142, 2019.
ISSN:  1807-0221
DOI:  10.5007/1807-0221.2019v16n34p126
Idioma:  Português
Conteúdo:  A idade escolar é o período em que há a formação de hábitos alimentares, sendo a principal fase para que haja a intervenção com ações educativas. Este trabalho teve por objetivo relatar ações extensionistas direcionadas à Educação Alimentar e Nutricional com uso de metodologia lúdica, para promover o consumo de pescado em escolares. Trata-se de um relato de experiência extensionista com 43 alunos do 4º ano de uma escola da rede municipal de ensino de Palmas. Foram utilizadas diferentes metodologias, como dinâmicas participativas, atividade de pintura e oficina culinária. A eficácia desta metodologia foi avaliada através da aplicação de pré-teste e pós-teste. Entre os resultados, postula-se que 83,7% dos escolares afirmaram que consomem peixe e 97,7% informaram este ser consumido pelos pais, enquanto a preferência (53,5%) dos alunos foi pelo peixe frito. Observou-se a ampliação de conhecimento sobre os nutrientes e seus benefícios, além da importância do consumo do peixe, o que demonstra a aplicabilidade das metodologias lúdicas.
Palavras-Chave:  Alimentação infantil; Alimentação saudável; Aprendizagem ativa; Educação alimentar; Promoção da saúde.
Thesagro:  Alimentação; Educação; Escola; Nutrição; Peixe.
Categoria do assunto:  Q Alimentos e Nutrição Humana
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/209509/1/CNPASA-2019-ext.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Pesca e Aquicultura (CNPASA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CNPASA870 - 1UPCAP - DDCNPASA_AP_802019.080
Fechar
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional