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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






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Biblioteca(s):  Embrapa Agroindústria de Alimentos.
Data corrente:  30/11/2015
Data da última atualização:  09/03/2016
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  FONSECA, M. J. de O.; GONCALVES, N. B.; MADEIRA, N. R.; SOARES, A. G.; BARBOZA, H. T. G.
Afiliação:  MARCOS JOSE DE OLIVEIRA FONSECA, CTAA; NEIDE BOTREL, CNPH; NUNO RODRIGO MADEIRA, CNPH; ANTONIO GOMES SOARES, CTAA; HENRIQUETA TALITA G BARBOZA, CTAA.
Título:  Características pós-colheita da hortaliça peixinho (Stachys lanata).
Ano de publicação:  2015
Fonte/Imprenta:  In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PROCESSAMENTO MÍNIMO E PÓS COLHEITA DE FRUTAS, FLORES E HORTALIÇAS, 1.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-COLHEITA, FRUTAS, HORTALIÇAS E FLORES, 5.; ENCONTRO NACIONAL SOBRE PROCESSAMENTO MÍNIMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS, 8., 2015, Aracaju,SE. Avanço na conservação e qualidade de frutas, flores e hortaliças: [anais]. Aracaju : Universidade Federal de Sergipe, 2015.
Páginas:  5 p.
Idioma:  Português
Conteúdo:  O peixinho (Stachys lanata) é uma hortaliça não convencional ou tradicional, que possui distribuição restrita e não possui sistema de produção estabelecido. É vinculado à culinária regional tradicional, sendo bastante utilizado pela população tradicional. É da família das Lamiaceae, tendo sua origem na região mediterrânea. Desenvolve-se bem em regiões de clima ameno, solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Suas folhas, cujo uso tradicional é na forma de empanado frito, podem ser colhidas a partir de 3 meses do plantio. Devido a sua condição de não convencional, não há muita informação sobre sua composição, inclusive para auxiliar no desenvolvimento de tecnologias de conservação pós-colheita. Este trabalho visou obter alguns dados básicos importantes para o conhecimento da composição química do peixinho e estudos de conservação de seus atributos nutricionais.
Palavras-Chave:  Características químicas; Hortaliça tradicional; Stachys lanata.
Categoria do assunto:  Q Alimentos e Nutrição Humana
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CTAA13055 - 1UPCAA - DD
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Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Pesca e Aquicultura.
Data corrente:  23/01/2020
Data da última atualização:  14/02/2020
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Circulação/Nível:  B - 4
Autoria:  BRITO, L. de F. S.; CAMARGO, J. G.; SANTOS, V. F.; PIRES, C. R. F.; SOUSA, D. N. de; KATO, H. C. de A.
Afiliação:  LETICIA DE FREITAS SILVA BRITO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; JOYCIANE GOMES CAMARGO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; VIVIANE FERREIRA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; CAROLINE ROBERTA FREITAS PIRES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; HELLEN CHRISTINA DE ALMEIDA KATO, CNPASA.
Título:  Metodologias lúdicas e educação alimentar e nutricional para promover o consumo de pescado em escolares.
Ano de publicação:  2019
Fonte/Imprenta:  Extensio, v. 16, n. 34, p. 126-142, 2019.
ISSN:  1807-0221
DOI:  10.5007/1807-0221.2019v16n34p126
Idioma:  Português
Conteúdo:  A idade escolar é o período em que há a formação de hábitos alimentares, sendo a principal fase para que haja a intervenção com ações educativas. Este trabalho teve por objetivo relatar ações extensionistas direcionadas à Educação Alimentar e Nutricional com uso de metodologia lúdica, para promover o consumo de pescado em escolares. Trata-se de um relato de experiência extensionista com 43 alunos do 4º ano de uma escola da rede municipal de ensino de Palmas. Foram utilizadas diferentes metodologias, como dinâmicas participativas, atividade de pintura e oficina culinária. A eficácia desta metodologia foi avaliada através da aplicação de pré-teste e pós-teste. Entre os resultados, postula-se que 83,7% dos escolares afirmaram que consomem peixe e 97,7% informaram este ser consumido pelos pais, enquanto a preferência (53,5%) dos alunos foi pelo peixe frito. Observou-se a ampliação de conhecimento sobre os nutrientes e seus benefícios, além da importância do consumo do peixe, o que demonstra a aplicabilidade das metodologias lúdicas.
Palavras-Chave:  Alimentação infantil; Alimentação saudável; Aprendizagem ativa; Educação alimentar; Promoção da saúde.
Thesagro:  Alimentação; Educação; Escola; Nutrição; Peixe.
Categoria do assunto:  Q Alimentos e Nutrição Humana
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/209509/1/CNPASA-2019-ext.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Pesca e Aquicultura (CNPASA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CNPASA870 - 1UPCAP - DDCNPASA_AP_802019.080
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