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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
30/11/2015 |
Data da última atualização: |
09/03/2016 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
FONSECA, M. J. de O.; GONCALVES, N. B.; MADEIRA, N. R.; SOARES, A. G.; BARBOZA, H. T. G. |
Afiliação: |
MARCOS JOSE DE OLIVEIRA FONSECA, CTAA; NEIDE BOTREL, CNPH; NUNO RODRIGO MADEIRA, CNPH; ANTONIO GOMES SOARES, CTAA; HENRIQUETA TALITA G BARBOZA, CTAA. |
Título: |
Características pós-colheita da hortaliça peixinho (Stachys lanata). |
Ano de publicação: |
2015 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PROCESSAMENTO MÍNIMO E PÓS COLHEITA DE FRUTAS, FLORES E HORTALIÇAS, 1.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-COLHEITA, FRUTAS, HORTALIÇAS E FLORES, 5.; ENCONTRO NACIONAL SOBRE PROCESSAMENTO MÍNIMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS, 8., 2015, Aracaju,SE. Avanço na conservação e qualidade de frutas, flores e hortaliças: [anais]. Aracaju : Universidade Federal de Sergipe, 2015. |
Páginas: |
5 p. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O peixinho (Stachys lanata) é uma hortaliça não convencional ou tradicional, que possui distribuição restrita e não possui sistema de produção estabelecido. É vinculado à culinária regional tradicional, sendo bastante utilizado pela população tradicional. É da família das Lamiaceae, tendo sua origem na região mediterrânea. Desenvolve-se bem em regiões de clima ameno, solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Suas folhas, cujo uso tradicional é na forma de empanado frito, podem ser colhidas a partir de 3 meses do plantio. Devido a sua condição de não convencional, não há muita informação sobre sua composição, inclusive para auxiliar no desenvolvimento de tecnologias de conservação pós-colheita. Este trabalho visou obter alguns dados básicos importantes para o conhecimento da composição química do peixinho e estudos de conservação de seus atributos nutricionais. |
Palavras-Chave: |
Características químicas; Hortaliça tradicional; Stachys lanata. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pesca e Aquicultura. |
Data corrente: |
23/01/2020 |
Data da última atualização: |
14/02/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 4 |
Autoria: |
BRITO, L. de F. S.; CAMARGO, J. G.; SANTOS, V. F.; PIRES, C. R. F.; SOUSA, D. N. de; KATO, H. C. de A. |
Afiliação: |
LETICIA DE FREITAS SILVA BRITO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; JOYCIANE GOMES CAMARGO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; VIVIANE FERREIRA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; CAROLINE ROBERTA FREITAS PIRES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; HELLEN CHRISTINA DE ALMEIDA KATO, CNPASA. |
Título: |
Metodologias lúdicas e educação alimentar e nutricional para promover o consumo de pescado em escolares. |
Ano de publicação: |
2019 |
Fonte/Imprenta: |
Extensio, v. 16, n. 34, p. 126-142, 2019. |
ISSN: |
1807-0221 |
DOI: |
10.5007/1807-0221.2019v16n34p126 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A idade escolar é o período em que há a formação de hábitos alimentares, sendo a principal fase para que haja a intervenção com ações educativas. Este trabalho teve por objetivo relatar ações extensionistas direcionadas à Educação Alimentar e Nutricional com uso de metodologia lúdica, para promover o consumo de pescado em escolares. Trata-se de um relato de experiência extensionista com 43 alunos do 4º ano de uma escola da rede municipal de ensino de Palmas. Foram utilizadas diferentes metodologias, como dinâmicas participativas, atividade de pintura e oficina culinária. A eficácia desta metodologia foi avaliada através da aplicação de pré-teste e pós-teste. Entre os resultados, postula-se que 83,7% dos escolares afirmaram que consomem peixe e 97,7% informaram este ser consumido pelos pais, enquanto a preferência (53,5%) dos alunos foi pelo peixe frito. Observou-se a ampliação de conhecimento sobre os nutrientes e seus benefícios, além da importância do consumo do peixe, o que demonstra a aplicabilidade das metodologias lúdicas. |
Palavras-Chave: |
Alimentação infantil; Alimentação saudável; Aprendizagem ativa; Educação alimentar; Promoção da saúde. |
Thesagro: |
Alimentação; Educação; Escola; Nutrição; Peixe. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/209509/1/CNPASA-2019-ext.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Pesca e Aquicultura (CNPASA) |
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