|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
29/07/2004 |
Data da última atualização: |
13/01/2023 |
Autoria: |
KIYUNA, I.; COELHO, P. J.; ÂNGELO, J. A.; ASSUMPÇÃO, R. de. |
Título: |
Parceiros comerciais internacionais da floricultura brasileira, 1989-2002. |
Ano de publicação: |
2004 |
Fonte/Imprenta: |
Informações Econômicas, São Paulo, v. 34, n.5, p.7-34, 2004. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este trabalho teve como objetivo geral identificar os principais parceiros comerciais do Brasil para os produtos da floricultura, em termos de exportação, importação e saldo comercial no período 1989-2002. Especificamente foram quantificados os valores monetários da balança comercial brasileira do setor, por país de origem e destino, por categoria do produto, e foi analisada a taxa de cres- cimento anual dessas variáveis. O comércio exterior brasileiro de plantas vivas e produtos da floricultura perdeu a competitividade do setor como um todo, no período 1989-2002, pois enquanto o valor das ex- portações brasileiras crescia a 2,74% ao ano, o valor das importações crescia numa velocidade bem maior, 22,60% a.a., com a taxa de crescimento negativa do saldo da balança comercial (-4, 13% a.a.). A análise do desempenho de cada categoria de produto exportado e a evolução do valor da balança co- mercial por principais parceiros do Brasil revelou que o País ainda é competitivo, pelo menos em curto prazo, nos casos de bulbos, mudas e folhagens de plantas ornamentais. O Programa FloraBrasilis está correlacionado ao melhor desempenho do valor da exportação e do saldo comercial de produtos da floricultura brasileira após sua implantação, assim como melhoria na taxa anual de crescimento dessas variáveis no período 1989-2002 em relação à de 1989-2000. |
Palavras-Chave: |
Comérico exterior; Flores. |
Thesagro: |
Exportação; Floricultura; Planta Ornamental. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01995naa a2200217 a 4500 001 1153769 005 2023-01-13 008 2004 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aKIYUNA, I. 245 $aParceiros comerciais internacionais da floricultura brasileira, 1989-2002. 260 $c2004 520 $aEste trabalho teve como objetivo geral identificar os principais parceiros comerciais do Brasil para os produtos da floricultura, em termos de exportação, importação e saldo comercial no período 1989-2002. Especificamente foram quantificados os valores monetários da balança comercial brasileira do setor, por país de origem e destino, por categoria do produto, e foi analisada a taxa de cres- cimento anual dessas variáveis. O comércio exterior brasileiro de plantas vivas e produtos da floricultura perdeu a competitividade do setor como um todo, no período 1989-2002, pois enquanto o valor das ex- portações brasileiras crescia a 2,74% ao ano, o valor das importações crescia numa velocidade bem maior, 22,60% a.a., com a taxa de crescimento negativa do saldo da balança comercial (-4, 13% a.a.). A análise do desempenho de cada categoria de produto exportado e a evolução do valor da balança co- mercial por principais parceiros do Brasil revelou que o País ainda é competitivo, pelo menos em curto prazo, nos casos de bulbos, mudas e folhagens de plantas ornamentais. O Programa FloraBrasilis está correlacionado ao melhor desempenho do valor da exportação e do saldo comercial de produtos da floricultura brasileira após sua implantação, assim como melhoria na taxa anual de crescimento dessas variáveis no período 1989-2002 em relação à de 1989-2000. 650 $aExportação 650 $aFloricultura 650 $aPlanta Ornamental 653 $aComérico exterior 653 $aFlores 700 1 $aCOELHO, P. J. 700 1 $aÂNGELO, J. A. 700 1 $aASSUMPÇÃO, R. de 773 $tInformações Econômicas, São Paulo$gv. 34, n.5, p.7-34, 2004.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 2 | |
1. | | PAULA, V. M. de A. de; SANTOS, M. A. O.; SILVA, G. V. da; SOARES, F. I. L.; SILVA, M. da L. D. L.; MARTORANO, L. G. Place branding e desenvolvimento local: desafios estratégicos para promoção do turismo em Alenquer (PA). International Journal of Scientific Management and Tourism, Curitiba, v. 9, n. 6, p. 3509-3530, 2023.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: A - 4 |
Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
| |
2. | | MOREIRA, T. F.; ZAMBRANO, J. U.; PAULA, V. M. de; CASAGRANDE, F. P.; FACURY FILHO, E. J.; MOLINA, L. R.; LEME, F. O. P.; CARVALHO, A. U. Perfil mineral de vacas mestiças Girolanda no período de transição em sistema semi-intensivo em duas estações do ano. Pesquisa Veterinária Brasileira, Brasília, DF, v. 35, n. 3, p. 249-257, mar. 2015.Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
| |
Registros recuperados : 2 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|