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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Mandioca e Fruticultura.
Data corrente:  27/06/2023
Data da última atualização:  27/06/2023
Tipo da produção científica:  Resumo em Anais de Congresso
Autoria:  RONCATTO, G.; WRUCK, D. S. M.; BOTELHO, S. de C. C.; OLIVEIRA, S. S.; ROMANO, M. R.; ARAÚJO, C. A. T. de.
Afiliação:  GIVANILDO RONCATTO, CPAMT; DULANDULA SILVA MIGUEL WRUCK, CPAMT; SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT; SUZINEI SILVA OLIVEIRA, CPAMT; MARCELO RIBEIRO ROMANO, CNPMF; CARLOS ANTÔNIO TÁVORA DE ARAÚJO, COOPERATIVA AGROPECUARIA MISTA TERRANOVA.
Título:  Desempenho da produção de maracujazeiro azedo sobre porta-enxertos de maracujazeiros no norte-MT
Ano de publicação:  2022
Fonte/Imprenta:  In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 27.; ENCONTRO NACIONAL SOBRE FRUTICULTURA DE CLIMA TEMPERADO, 17., 2022, Florianópolis, SC. Valorização da ciência brasileira para a produção de frutas: livro de anais. Florianópolis, SC: Epagri, 2022. p. 1545-1548.
ISBN:  978-65-997142-8-3
Idioma:  Português
Conteúdo:  O Brasil é o maior produtor de maracujá, produzindo 690 mil t de frutos em 2020, mas no estado de Mato Grosso observa-se baixa produtividade (14 t.ha-1) e produção (779 toneladas de maracujá), ou seja, somente 0,1 % da produção brasileira, tendo assim que importar de outras regiões do país (IBGE, 2021). A baixa produção e produtividade do maracujazeiro no Estado, bem como a menor qualidade de frutos são causadas por muitos fatores, principalmente pela falta de tecnologia adaptada para a região, problemas fitossanitários, técnicas inadequadas de cultivo e baixa utilização de porta-enxertos. E, no caso do maracujazeiro-azedo, os sistemas de produção mais utilizados são para variedades não comerciais, que têm várias limitações, dependendo da variedade, como baixa produtividade, frutos pequenos, pomares desuniformes, com plantas produtivas e improdutivas, suscetibilidade a pragas e doenças (CHAVES et al., 2004). Novas soluções tecnológicas mais apropriadas devem ser geradas para os sistemas de produção de maracujazeiro e oferecidos aos produtores, a fim de explorar o potencial da cultura em sua plenitude. A utilização de porta-enxertos proporciona a possibilidade de cultivo de plantas resistentes a doenças. O reduzido número de variedades e híbridos comerciais disponíveis dificulta o acesso do produtor ao material propagativo de alta qualidade agronômica e limita o desenvolvimento desse setor produtivo (KRAUSE et al., 2012). Com isso, necessita-se de novos estudos no estado de M... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  BRS Gigante Amarelo; Maracujazeiro.
Thesagro:  Citricultura; Fruticultura; Hibrido; Maracujá; Planta Porta-Enxerto; Porta Enxerto; Produção.
Thesaurus Nal:  Passiflora alata.
Categoria do assunto:  F Plantas e Produtos de Origem Vegetal
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPMF33804 - 1UPAPC - DDPublicação digital
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Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Meio Ambiente.
Data corrente:  16/01/2008
Data da última atualização:  01/04/2014
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica
Autoria:  SILVA, T. A. da; HAMMES, V. S.
Afiliação:  Thiago Argentini da Silva, UNIPINHAL; Valéria Sucena Hammes, Embrapa Meio Ambiente.
Título:  Macroeducação: metodologia de formação de educadores ambientais e sociedade sustentável.
Ano de publicação:  2007
Fonte/Imprenta:  In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2007, Campinas. Anais... Campinas: ITAL, 2007. 6 p.
Idioma:  Português
Conteúdo:  Pressupondo a necessidade de tornar a sociedade apta a ?construir? um modelo de desenvolvimento sustentável, a educação ambiental tem por missão conscientizar os diversos setores e segmentos sociais a melhorar sua relação com a natureza. Cabe a Embrapa contribuir para melhorar a relação da sociedade com a agricultura. Neste sentido, os Projetos retratados validaram a Macroeducação como uma metodologia de capacitação téorico-vivencial de formação de educadores ambientais para atuarem como multiplicadores e articuladores de parcerias inter-institucionais, que viabilizam por meio da internalização das questões ambientais das respectivas comunidades internas, o melhor exercício socioambiental das competências institucionais e valorização da agricultura. Unidades da Embrapa, Prefeituras, Empresas Privadas, Comitê de Bacias, Redes de Ensino Pública e Comunidades conquistaram em poucos meses melhorias efetivas em processos e qualidade do espaço físico, com destaque nas questões de alimentação e agricultura. Desta forma, a Macroeducação se apresenta como uma linguagem metodológica comum para o estabelecimento de uma rede institucional voltada ao pleno exercício da cidadania da comunidade interna e da responsabilidade socioambiental das entidades envolvidas, contribuindo para a formação de sociedade sustentável. Observaçao:
Thesagro:  Educação Ambiental.
Categoria do assunto:  B Sociologia Rural
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/100401/1/2007AA-026.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Meio Ambiente (CNPMA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CNPMA7223 - 1UPCAA - --Aq5 G2PAT 20072008.00111
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