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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Solos; Embrapa Unidades Centrais.
Data corrente:  28/11/2012
Data da última atualização:  03/11/2021
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Autoria:  PINHEIRO, H. S. K.; CHAGAS, C. da S.; CARVALHO JUNIOR, W. de; ANJOS, L. H. C. dos.
Afiliação:  Helena Saraiva Koenow Pinheiro, UFRRJ; CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; Lúcia Helena Cunha dos Anjos, UFRRJ.
Título:  Modelos de elevação para obtenção de atributos topográficos utilizados em mapeamento digital de solos.
Ano de publicação:  2012
Fonte/Imprenta:  Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 47, n. 9, p. 1384-1394, set. 2012.
DOI:  https://doi.org/10.1590/S0100-204X2012000900024
Idioma:  Português
Conteúdo:  O objetivo deste trabalho foi avaliar modelos digitais de elevação (MDE), obtidos por diferentes fontes de dados, e selecionar um deles para derivar variáveis morfométricas utilizadas em mapeamento digital de solos. O trabalho foi realizado na Bacia Guapi-Macacu, RJ. Os dados primários utilizados nos modelos gerados por interpolação (MDE-carta e MDE-híbrido) foram: curvas de nível, drenagem, pontos cotados e dados de sensor remoto transformados em pontos. Utilizaram-se, na comparação, modelos obtidos por sensor remoto e por aerorrestituição (MDE SRTM e MDE IBGE). Todos os modelos apresentaram resolução espacial de 30 m. A avaliação dos modelos de elevação foi baseada na análise de: atributos derivados (declividade, aspecto e curvatura); depressões espúrias; comparação entre feições derivadas a partir dos modelos e as originais, oriundas de cartas planialtimétricas; e análise das bacias de contribuição derivadas. O modelo digital de elevação híbrido apresenta qualidade superior à dos demais modelos.
Palavras-Chave:  Atributos de terreno; Bacias de contribuição; Digital modelling; Levantamento de solo; Modelagem digital; SRTM.
Thesagro:  Reconhecimento do solo.
Thesaurus Nal:  Soil surveys; Watersheds.
Categoria do assunto:  P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/78407/1/PAB-v.47-n.9-p.1384-1394.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Solos (CNPS)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
AI-SEDE54105 - 1UPEAP - PP630.72081P474
CNPS16895 - 1UPCAP - DD2012.00205
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Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Meio Ambiente.
Data corrente:  24/03/2003
Data da última atualização:  22/09/2017
Tipo da produção científica:  Autoria/Organização/Edição de Livros
Autoria:  HAMMES, V. S. (ed.).
Afiliação:  VALERIA SUCENA HAMMES, CNPMA.
Título:  Proposta metodológica de macroeducação.
Ano de publicação:  2002
Fonte/Imprenta:  Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2002.
Páginas:  159 p.
Série:  (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 2).
ISBN:  85-7383-163-4
Idioma:  Português
Conteúdo:  Relação socioambiental no desenvolvimento sustentável; Uso e ocupação do espaço geográfico pelo homem; Sociedade sustentável; Segurança alimentar; Planejamento ambiental; Dinâmicas de grupo para melhoria das relações humanas; Orientação geral; Estrutura metodológica; Tema gerador de projetos escolares; Peças pedagógicas; Projeto escolar; Coleta, ordenação e processamento de dados; Ver, percepção do diagnóstico ambiental; Percepção ambiental; Julgar, percepção do impacto ambiental; Agir, percepção da gestão ambiental; Atitude pró-ativa; Legislação ambiental; Temas geradores dos projetos escolares e apoio das instituições competentes; Avaliação; Avaliação na educação ambiental; Avaliação do compromisso de colaboração global; Critérios de avaliação do projeto; Avaliação do projeto escolar; Monitoramento ambiental; Dinâmicas de grupo; Atividades artísticas; O desafio da cooperação; Jogos cooperativos; O Guia e o Cego; Atividades pedagógicas; Estatística descritiva para avaliação exploratória de dados; Caderno local; Jardins multifuncionais; Trilha na escola; Roteiro de trilha interpretativa; Trilha temática; Kits pedagógicos; Observações climáticas; O uso do espaço para o desenvolvimento sustentável; Autores sociais e unidades de educação (agro)ambiental; Teste de percepção ambiental do aluno ou professor; Avaliação simplificada do projeto; Produção coletiva de publicação.
Palavras-Chave:  Meio ambiente - educacao - Brasil; Projetos.
Thesagro:  Capacitação; Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental; Meio Ambiente; Política Ambiental.
Categoria do assunto:  --
B Sociologia Rural
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/164179/1/Hammes-Proposta2002.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Meio Ambiente (CNPMA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CNPMA5037 - 1UPCLV - PP304.2H224p2004.00091
CNPMA5037 - 2UPCLV - PP304.2H224p2004.00092
CNPMA5037 - 3UPCLV - DDHammesProp
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