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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Solos; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
28/11/2012 |
Data da última atualização: |
03/11/2021 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
PINHEIRO, H. S. K.; CHAGAS, C. da S.; CARVALHO JUNIOR, W. de; ANJOS, L. H. C. dos. |
Afiliação: |
Helena Saraiva Koenow Pinheiro, UFRRJ; CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; Lúcia Helena Cunha dos Anjos, UFRRJ. |
Título: |
Modelos de elevação para obtenção de atributos topográficos utilizados em mapeamento digital de solos. |
Ano de publicação: |
2012 |
Fonte/Imprenta: |
Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 47, n. 9, p. 1384-1394, set. 2012. |
DOI: |
https://doi.org/10.1590/S0100-204X2012000900024 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo deste trabalho foi avaliar modelos digitais de elevação (MDE), obtidos por diferentes fontes de dados, e selecionar um deles para derivar variáveis morfométricas utilizadas em mapeamento digital de solos. O trabalho foi realizado na Bacia Guapi-Macacu, RJ. Os dados primários utilizados nos modelos gerados por interpolação (MDE-carta e MDE-híbrido) foram: curvas de nível, drenagem, pontos cotados e dados de sensor remoto transformados em pontos. Utilizaram-se, na comparação, modelos obtidos por sensor remoto e por aerorrestituição (MDE SRTM e MDE IBGE). Todos os modelos apresentaram resolução espacial de 30 m. A avaliação dos modelos de elevação foi baseada na análise de: atributos derivados (declividade, aspecto e curvatura); depressões espúrias; comparação entre feições derivadas a partir dos modelos e as originais, oriundas de cartas planialtimétricas; e análise das bacias de contribuição derivadas. O modelo digital de elevação híbrido apresenta qualidade superior à dos demais modelos. |
Palavras-Chave: |
Atributos de terreno; Bacias de contribuição; Digital modelling; Levantamento de solo; Modelagem digital; SRTM. |
Thesagro: |
Reconhecimento do solo. |
Thesaurus Nal: |
Soil surveys; Watersheds. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/78407/1/PAB-v.47-n.9-p.1384-1394.pdf
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Marc: |
LEADER 01946naa a2200277 a 4500 001 1940738 005 2021-11-03 008 2012 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $ahttps://doi.org/10.1590/S0100-204X2012000900024$2DOI 100 1 $aPINHEIRO, H. S. K. 245 $aModelos de elevação para obtenção de atributos topográficos utilizados em mapeamento digital de solos. 260 $c2012 520 $aO objetivo deste trabalho foi avaliar modelos digitais de elevação (MDE), obtidos por diferentes fontes de dados, e selecionar um deles para derivar variáveis morfométricas utilizadas em mapeamento digital de solos. O trabalho foi realizado na Bacia Guapi-Macacu, RJ. Os dados primários utilizados nos modelos gerados por interpolação (MDE-carta e MDE-híbrido) foram: curvas de nível, drenagem, pontos cotados e dados de sensor remoto transformados em pontos. Utilizaram-se, na comparação, modelos obtidos por sensor remoto e por aerorrestituição (MDE SRTM e MDE IBGE). Todos os modelos apresentaram resolução espacial de 30 m. A avaliação dos modelos de elevação foi baseada na análise de: atributos derivados (declividade, aspecto e curvatura); depressões espúrias; comparação entre feições derivadas a partir dos modelos e as originais, oriundas de cartas planialtimétricas; e análise das bacias de contribuição derivadas. O modelo digital de elevação híbrido apresenta qualidade superior à dos demais modelos. 650 $aSoil surveys 650 $aWatersheds 650 $aReconhecimento do solo 653 $aAtributos de terreno 653 $aBacias de contribuição 653 $aDigital modelling 653 $aLevantamento de solo 653 $aModelagem digital 653 $aSRTM 700 1 $aCHAGAS, C. da S. 700 1 $aCARVALHO JUNIOR, W. de 700 1 $aANJOS, L. H. C. dos 773 $tPesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF$gv. 47, n. 9, p. 1384-1394, set. 2012.
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Registro original: |
Embrapa Solos (CNPS) |
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Tipo/Formato |
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Cutter |
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Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente. |
Data corrente: |
24/03/2003 |
Data da última atualização: |
22/09/2017 |
Tipo da produção científica: |
Autoria/Organização/Edição de Livros |
Autoria: |
HAMMES, V. S. (ed.). |
Afiliação: |
VALERIA SUCENA HAMMES, CNPMA. |
Título: |
Proposta metodológica de macroeducação. |
Ano de publicação: |
2002 |
Fonte/Imprenta: |
Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2002. |
Páginas: |
159 p. |
Série: |
(Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 2). |
ISBN: |
85-7383-163-4 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Relação socioambiental no desenvolvimento sustentável; Uso e ocupação do espaço geográfico pelo homem; Sociedade sustentável; Segurança alimentar; Planejamento ambiental; Dinâmicas de grupo para melhoria das relações humanas; Orientação geral; Estrutura metodológica; Tema gerador de projetos escolares; Peças pedagógicas; Projeto escolar; Coleta, ordenação e processamento de dados; Ver, percepção do diagnóstico ambiental; Percepção ambiental; Julgar, percepção do impacto ambiental; Agir, percepção da gestão ambiental; Atitude pró-ativa; Legislação ambiental; Temas geradores dos projetos escolares e apoio das instituições competentes; Avaliação; Avaliação na educação ambiental; Avaliação do compromisso de colaboração global; Critérios de avaliação do projeto; Avaliação do projeto escolar; Monitoramento ambiental; Dinâmicas de grupo; Atividades artísticas; O desafio da cooperação; Jogos cooperativos; O Guia e o Cego; Atividades pedagógicas; Estatística descritiva para avaliação exploratória de dados; Caderno local; Jardins multifuncionais; Trilha na escola; Roteiro de trilha interpretativa; Trilha temática; Kits pedagógicos; Observações climáticas; O uso do espaço para o desenvolvimento sustentável; Autores sociais e unidades de educação (agro)ambiental; Teste de percepção ambiental do aluno ou professor; Avaliação simplificada do projeto; Produção coletiva de publicação. |
Palavras-Chave: |
Meio ambiente - educacao - Brasil; Projetos. |
Thesagro: |
Capacitação; Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental; Meio Ambiente; Política Ambiental. |
Categoria do assunto: |
-- B Sociologia Rural P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/164179/1/Hammes-Proposta2002.pdf
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Marc: |
LEADER 02153nam a2200229 a 4500 001 1013942 005 2017-09-22 008 2002 bl uuuu 00u1 u #d 020 $a85-7383-163-4 100 1 $aHAMMES, V. S. 245 $aProposta metodológica de macroeducação. 260 $aBrasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica$c2002 300 $a159 p. 490 $a(Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 2). 520 $aRelação socioambiental no desenvolvimento sustentável; Uso e ocupação do espaço geográfico pelo homem; Sociedade sustentável; Segurança alimentar; Planejamento ambiental; Dinâmicas de grupo para melhoria das relações humanas; Orientação geral; Estrutura metodológica; Tema gerador de projetos escolares; Peças pedagógicas; Projeto escolar; Coleta, ordenação e processamento de dados; Ver, percepção do diagnóstico ambiental; Percepção ambiental; Julgar, percepção do impacto ambiental; Agir, percepção da gestão ambiental; Atitude pró-ativa; Legislação ambiental; Temas geradores dos projetos escolares e apoio das instituições competentes; Avaliação; Avaliação na educação ambiental; Avaliação do compromisso de colaboração global; Critérios de avaliação do projeto; Avaliação do projeto escolar; Monitoramento ambiental; Dinâmicas de grupo; Atividades artísticas; O desafio da cooperação; Jogos cooperativos; O Guia e o Cego; Atividades pedagógicas; Estatística descritiva para avaliação exploratória de dados; Caderno local; Jardins multifuncionais; Trilha na escola; Roteiro de trilha interpretativa; Trilha temática; Kits pedagógicos; Observações climáticas; O uso do espaço para o desenvolvimento sustentável; Autores sociais e unidades de educação (agro)ambiental; Teste de percepção ambiental do aluno ou professor; Avaliação simplificada do projeto; Produção coletiva de publicação. 650 $aCapacitação 650 $aDesenvolvimento Sustentável 650 $aEducação Ambiental 650 $aMeio Ambiente 650 $aPolítica Ambiental 653 $aMeio ambiente - educacao - Brasil 653 $aProjetos
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Embrapa Meio Ambiente (CNPMA) |
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