Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
25/06/2003 |
Data da última atualização: |
25/06/2003 |
Autoria: |
VANCE, P. de S.; ANGELO, C. F. de. |
Título: |
Fixação de preços em lojas de conviniência: estudo da influência da concentração varejista. |
Ano de publicação: |
2003 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administração, São Paulo, v.38, nº1, p.25-36, jan./fev./mar. 2003. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O propósito neste artigo foi identificar se a estrutura de mercado, mais especificamente o grau de concentração, influencia o nível de preços fixado nas lojas de conveniência. A abordagem teórica teve por base o paradigma estrutura-conduta-desempenho da Teoria de Organização Industrial e em pesquisa empírica. A amostra consistiu de lojas de conveniência localizadas no município do Rio de Janeiro. Foram testadas duas hipóteses de influência do grau de concentração sobre os preços das lojas de conveniência. As análises tiveram por base a posição dos preços individuais e o valor nominal de uma cesta de produtos. Mostra-se que os preços dos produtos das lojas de conveniência tendem a ser afetados pela distância de grandes varejistas, mas não pelo tipo deles (supermercados e hipermercados). Os resultados do estudo sinalizaram que as lojas de conveniência possuem algum poder de mercado associado à distância de grandes varejistas e que elas tendem a atuar como seguidoras de preços. |
Palavras-Chave: |
convenience store; loja de conveniência; price; retail; varejo. |
Thesagro: |
Preço. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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