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Registros recuperados : 9 | |
1. | | RESTLE, J.; VAZ, F. N.; BRONDANI, I. L.; GONÇALVES, J. M.; ANDREATTA, E. Estudo da carcaça de machos Bradford desmamados aos 72 ou 210 dias, abatidos aos catorze meses. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 34, n. 11, p. 2137-44, nov. 1999 Título em inglês: Carcass study of braford males weaned at 72 or 2010 days, slaughtered at fourteen months. Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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2. | | COSTA, S. W. da; VICENTE, L. R. M.; SOUZA, T. M. de; ANDREATTA, E. R.; MARQUES, M. R. F. Parâmetros de cultivo e a enfermidade da mancha-branca em fazendas de camarões de Santa Catarina. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 45, n. 12, p. 1521-1530, dez. 2010 Título em inglês: Cultivation parameters and the white spot disease in shrimp farms in Santa Catarina, Brazil. Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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3. | | MOLINARI, M. D. C.; BARBOSA, D. A.; MARIN, S. R. R.; ANDREATTA, E. C.; FUGANTI-PAGLIARINI, R.; MERTZ-HENNING, L. M.; HARMON, F.; NEPOMUCENO, A. L. Análise in sílico de splicing alternativo em Arabidopsis thaliana DBR1 mutante. In: CONGRESO DE LA SOJA DEL MERCOSUR, 7.; A TODA SOJA, 2019, Rosario. Reformular la Soja para Impulsar una Cadena de Conocimiento: [anais]. Rosario: ACSOJA, 2019. MERCOSOJA, 2019. Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
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4. | | BOLÍVAR RAMÍREZ, N.; SEIFFERT, W. Q.; VIEIRA, F. do N.; MOURIÑO, J. L. P.; JESUS, G. F. A.; FERREIRA, G. S.; ANDREATTA, E. R. Dieta suplementada com prebiótio, probiótico e simbiótico no cultivo de camarões marinhos. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 48, n. 8, p. 913-919, ago. 2013. Título em inglês: Prebiotic, probiotic, and symbiotic?supplemented diet for marine shrimp farming. Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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5. | | BUGLIONE-NETO, C.; MOURIÑO, J. L.; VIEIRA, F. do N.; SILVA, B. C. da; JATOBÁ, A.; SEIFFERT, W.; FRACALOSSI, D. M.; ANDREATTA, E. Métodos para determinação da digestibilidade aparente de dietas para camarão marinho suplementadas com probiótico. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 48, n. 8, p. 1021-1027, ago. 2013. Título em inglês: Methods for determining the apparent digestibility of diets for marine shrimp supplemented with probiotic. Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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6. | | ANDREATTA, E.; FERNANDES, A. M.; SANTOS, M. V. dos; MUSSARELLI, C.; MARQUES, M. C.; GIGANTE, M. L.; OLIVEIRA, C. A. F. de. Quality of minas frescal cheese prepared from milk with different somatic cell counts. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 44, n. 3, p. 320-326, mar. 2009. Título em português: Qualidade de queijo minas frescal preparado com leite com diferentes quantidades de células somáticas. Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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7. | | VIEIRA, G. R. A. da S.; SOARES, M.; BOLÍVAR RAMÍREZ, N. C.; SCHLEDER, D. D.; SILVA, B. C. da; MOURIÑO, N. C. B.; ANDREATTA, E. R.; VIEIRA, F. do N. Lactic acid bacteria used as preservative in fresh feed for marine shrimp maturation. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 51, n. 11, p. 1799-1805, nov. 2016. Título em português: Bactérias ácido-lácticas como conservantes do alimento fresco para a maturação de camarões marinhos. Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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8. | | BARBOSA, D. A.; MOLINARI, M. D. C.; FUGANTI-PAGLIARINI, R.; MARIN, S. R. R.; ROSA, J.; ANDREATTA, E. C.; MACEDO, C. R.; BARBOSA, E. G. G.; NEUMAIER, N.; FARIAS, J. R. B.; MERTZ-HENNING, L. M.; NEPOMUCENO, A. L. Índice SPAD e rendimento como descritores de sensibilidade ao déficit hídrico em cultivares e linhagens transgênicas de soja. In: CONGRESO DE LA SOJA DEL MERCOSUR, 7.; A TODA SOJA, 2019, Rosario. Reformular la Soja para Impulsar una Cadena de Conocimiento: [anais]. Rosario: ACSOJA, 2019. MERCOSOJA, 2019. Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
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9. | | SILVA, M. H. P.; CRUZ, G. E. N.; FUHRMANN, M. B.; ANDREATTA, E. C.; MOLINARI, M. D. C.; MARIN, S. R. R.; NEPOMUCENO, A. L.; MERTZ-HENNING, L. M. Avaliação de plantas transgênicas de soja superexpressando o gene AtNCED3 sob estresses hídricos. In: JORNADA ACADÊMICA DA EMBRAPA SOJA, 14., 2019, Londrina. Resumos expandidos... Londrina: Embrapa Soja, 2019. 163 p. (Embrapa Soja. Documentos, 415). p. 87-91. Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
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Registros recuperados : 9 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
15/03/2018 |
Data da última atualização: |
17/04/2018 |
Autoria: |
SILVA, A. R. da. |
Afiliação: |
ALESSANDRA RODRIGUES DA SILVA, SCT. |
Título: |
A dimensão discursiva da organização do conhecimento na ciência da informação brasileira. |
Ano de publicação: |
2017 |
Fonte/Imprenta: |
2017. |
Páginas: |
238 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Tese (Doutorado em Ciência da Informação, Área de concentração Gestão da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, DF. Orientadora: Profa. Dra. Dulce Maria Baptista. |
Conteúdo: |
O conhecimento que desde a Antiguidade Clássica é objeto de discussões e teorias diversas, tornase, a partir de meados do século XX, fator determinante na constituição socioeconômica da sociedade. Isso se deve, em parte, às mudanças na base material ? de economia de capital para economia da informação e do conhecimento. São mudanças relacionadas à nova configuração do capitalismo na qual a linguagem torna-se elemento saliente nas práticas sociais contemporâneas (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999), caracterizada pela circulação de formas simbólicas. A Organização do Conhecimento (OC) é a área que se ocupa, primordialmente, das representações do conhecimento, sendo abordada em diversos campos do saber, como a Filosofia, Linguística, Computação, Lógica, Biologia, Sociologia, entre outros, mas que possui forte desenvolvimento na Biblioteconomia e na Ciência da Informação (CI).Neste cenário, a pesquisa possui como temática central a dimensão discursiva da OC, que consiste na análise crítica, por meio de questões linguísticas e sociais, de como as representações em torno da OC têm sido construídas na CI brasileira. Para tanto se vale dos aspectos teóricos da CI, em especial aqueles relacionados à OC e suas frentes de estudo, com destaque para a abordagem de Hjorland. Também se deu ênfase à Análise de Discurso Crítica (ADC), de linha britânica, abordada, em especial pelo pesquisador Norman Fairclough. A ADC compreende a linguagem como parte irredutível da vida social e considera que ?as práticas discursivas em mudança contribuem para mudar o conhecimento? (FAIRCLOUGH, 2001, p. 27) que, por sua vez, também modifica e é modificado pelas práticas sociais. O que resulta no objetivo geral de analisar as relações representadas pelas articulações sociodiscursivas presentes na OC enquanto área de pesquisa, ensino e atividades práticas relacionadas à CI no Brasil. Para realização do estudo, em nível empírico, o foco centrou-se nas representações referentes à OC presentes nas áreas de concentração e linhas de pesquisa de quatro programas de pós-graduação em CI (PPGCI) brasileiros e em onze grupos de pesquisa (GP) a eles vinculados. A fonte de informações consistiu em textos disponíveis nas páginas da internet dos programas e em informações do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Para análise dos textos foi privilegiado o significado representacional da linguagem proposto na ADC, que se refere aos discursos. Estes correspondem a diferentes formas de representar aspectos do mundo ? processos, relações e estruturas do mundo material; pensamentos, sentimentos e crenças do mundo mental; e identidades e relações do mundo social. Três categorias sociodiscursivas foram percebidas como de fundamental importância aos propósitos da pesquisa: vocabulário e significado da palavra, interdiscursividade e representação de eventos e atores sociais. As representações dos PPGCI e dos GP descritas, analisadas e discutidas contribuíram para a compreensão da existência de relações sociodiscursivas variadas e heterogêneas na OC, bem como para o entendimento de como as representações em torno da área têm sido construídas na CI brasileira. Existe considerável imprecisão terminológica na área, inclusive na designação do que é a OC, bem como nos termos e expressões utilizados para expressá-la e, também, a ela relacionados. Encontrou-se como alternativa abordar a OC como uma instância que discorre sobre as reivindicações do conhecimento apresentadas em registros potencialmente informativos (documentos), com base na visão social e pragmática da informação e do conhecimento. Percebeu-se que não apenas informação e conhecimento são elementos fundamentais para a OC, dada a relação que guardam, mas também os saberes de maneira plural e inclusiva, já que se observou que estes também são representados como objetos da OC. Nesse segmento, a OC contempla não só reivindicações de conhecimentos, mas também reivindicações de saberes de âmbito plural, individual e coletivamente construídos, em diferentes ambientes. Além disso, observouse que o contexto digital atua como a cena contemporânea da OC em vários sentidos, e no qual grande parcela das práticas e ações relacionadas à área tem sido exercidas. Os principais resultados alcançados indicam que a OC está representada por meio de entidades heterogêneas, o que não nos permite falar em um discurso da área de modo absoluto e homogêneo, mas em diferentes discursos que emanam do próprio caráter interdisciplinar que lhe subjaz. Além disso, as práticas de mediação circunscritas nos estudos, processos e práticas relacionados à Organização do Conhecimento são compreendidas como relações de controle que a área exerce em relação aos domínios do conhecimento que se propõe a organizar. Nesse sentido, quanto mais dialógicas e colaborativas essas práticas venham a ser exercidas, mais flexíveis e inclusivas tendem a ser as relações sociodiscursivas que promovem. MenosO conhecimento que desde a Antiguidade Clássica é objeto de discussões e teorias diversas, tornase, a partir de meados do século XX, fator determinante na constituição socioeconômica da sociedade. Isso se deve, em parte, às mudanças na base material ? de economia de capital para economia da informação e do conhecimento. São mudanças relacionadas à nova configuração do capitalismo na qual a linguagem torna-se elemento saliente nas práticas sociais contemporâneas (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999), caracterizada pela circulação de formas simbólicas. A Organização do Conhecimento (OC) é a área que se ocupa, primordialmente, das representações do conhecimento, sendo abordada em diversos campos do saber, como a Filosofia, Linguística, Computação, Lógica, Biologia, Sociologia, entre outros, mas que possui forte desenvolvimento na Biblioteconomia e na Ciência da Informação (CI).Neste cenário, a pesquisa possui como temática central a dimensão discursiva da OC, que consiste na análise crítica, por meio de questões linguísticas e sociais, de como as representações em torno da OC têm sido construídas na CI brasileira. Para tanto se vale dos aspectos teóricos da CI, em especial aqueles relacionados à OC e suas frentes de estudo, com destaque para a abordagem de Hjorland. Também se deu ênfase à Análise de Discurso Crítica (ADC), de linha britânica, abordada, em especial pelo pesquisador Norman Fairclough. A ADC compreende a linguagem como parte irredutível da vida social e considera que ?a... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Análise de Discurso Crítica; Conhecimento; Critical discourse analysis; Discurso; Knowledge organization; Linguística; Organização do conhecimento; Representação do conhecimento. |
Thesaurus NAL: |
Information science; Knowledge; speech. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/173995/1/A-dimensao-discursiva-da-organizacao-do-conhecimento-na-ciencia-da-informacao-brasileira-AlessandraRodriguesdaSilva.pdf
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Marc: |
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A Organização do Conhecimento (OC) é a área que se ocupa, primordialmente, das representações do conhecimento, sendo abordada em diversos campos do saber, como a Filosofia, Linguística, Computação, Lógica, Biologia, Sociologia, entre outros, mas que possui forte desenvolvimento na Biblioteconomia e na Ciência da Informação (CI).Neste cenário, a pesquisa possui como temática central a dimensão discursiva da OC, que consiste na análise crítica, por meio de questões linguísticas e sociais, de como as representações em torno da OC têm sido construídas na CI brasileira. Para tanto se vale dos aspectos teóricos da CI, em especial aqueles relacionados à OC e suas frentes de estudo, com destaque para a abordagem de Hjorland. Também se deu ênfase à Análise de Discurso Crítica (ADC), de linha britânica, abordada, em especial pelo pesquisador Norman Fairclough. A ADC compreende a linguagem como parte irredutível da vida social e considera que ?as práticas discursivas em mudança contribuem para mudar o conhecimento? (FAIRCLOUGH, 2001, p. 27) que, por sua vez, também modifica e é modificado pelas práticas sociais. O que resulta no objetivo geral de analisar as relações representadas pelas articulações sociodiscursivas presentes na OC enquanto área de pesquisa, ensino e atividades práticas relacionadas à CI no Brasil. Para realização do estudo, em nível empírico, o foco centrou-se nas representações referentes à OC presentes nas áreas de concentração e linhas de pesquisa de quatro programas de pós-graduação em CI (PPGCI) brasileiros e em onze grupos de pesquisa (GP) a eles vinculados. A fonte de informações consistiu em textos disponíveis nas páginas da internet dos programas e em informações do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Para análise dos textos foi privilegiado o significado representacional da linguagem proposto na ADC, que se refere aos discursos. Estes correspondem a diferentes formas de representar aspectos do mundo ? processos, relações e estruturas do mundo material; pensamentos, sentimentos e crenças do mundo mental; e identidades e relações do mundo social. Três categorias sociodiscursivas foram percebidas como de fundamental importância aos propósitos da pesquisa: vocabulário e significado da palavra, interdiscursividade e representação de eventos e atores sociais. As representações dos PPGCI e dos GP descritas, analisadas e discutidas contribuíram para a compreensão da existência de relações sociodiscursivas variadas e heterogêneas na OC, bem como para o entendimento de como as representações em torno da área têm sido construídas na CI brasileira. Existe considerável imprecisão terminológica na área, inclusive na designação do que é a OC, bem como nos termos e expressões utilizados para expressá-la e, também, a ela relacionados. Encontrou-se como alternativa abordar a OC como uma instância que discorre sobre as reivindicações do conhecimento apresentadas em registros potencialmente informativos (documentos), com base na visão social e pragmática da informação e do conhecimento. Percebeu-se que não apenas informação e conhecimento são elementos fundamentais para a OC, dada a relação que guardam, mas também os saberes de maneira plural e inclusiva, já que se observou que estes também são representados como objetos da OC. Nesse segmento, a OC contempla não só reivindicações de conhecimentos, mas também reivindicações de saberes de âmbito plural, individual e coletivamente construídos, em diferentes ambientes. Além disso, observouse que o contexto digital atua como a cena contemporânea da OC em vários sentidos, e no qual grande parcela das práticas e ações relacionadas à área tem sido exercidas. Os principais resultados alcançados indicam que a OC está representada por meio de entidades heterogêneas, o que não nos permite falar em um discurso da área de modo absoluto e homogêneo, mas em diferentes discursos que emanam do próprio caráter interdisciplinar que lhe subjaz. Além disso, as práticas de mediação circunscritas nos estudos, processos e práticas relacionados à Organização do Conhecimento são compreendidas como relações de controle que a área exerce em relação aos domínios do conhecimento que se propõe a organizar. Nesse sentido, quanto mais dialógicas e colaborativas essas práticas venham a ser exercidas, mais flexíveis e inclusivas tendem a ser as relações sociodiscursivas que promovem. 650 $aInformation science 650 $aKnowledge 650 $aspeech 653 $aAnálise de Discurso Crítica 653 $aConhecimento 653 $aCritical discourse analysis 653 $aDiscurso 653 $aKnowledge organization 653 $aLinguística 653 $aOrganização do conhecimento 653 $aRepresentação do conhecimento
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Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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