|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
27/01/2015 |
Data da última atualização: |
27/01/2015 |
Autoria: |
ALMEIDA, M. V. de; MARCONDES, R. C. |
Afiliação: |
MARCIO VIEIRA DE ALMEIDA; REYNALDO CAVALHEIRO MARCONDES. |
Título: |
A distribuição física como recurso estratégico de fabricantes de bens de consumo para a obtenção da vantagem competitiva. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administração, São Paulo, v. 49, n. 4, p. 656-670, out./nov./dez. 2014. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo neste artigo é identificar os diversos aspectos envolvidos na distribuição física que podem torná-la uma fonte de vantagem competitiva para fabricantes de bens de consumo. Para tanto, a distribuição foi focada na relação entre fabricantes de bens de consumo e varejistas pelo fato de estes últimos estarem em contato com os clientes e poderem avaliar sua satisfação com os produtos. O artigo está fundamentado na abordagem da visão baseada em recursos (VBR), da qual foram utilizados os conceitos de valor, recursos estratégicos, vantagem competitiva e estratégias competitivas, bem como os de distribuição física e logística de autores dessas áreas. A pesquisa foi do tipo exploratório e descritivo com a aplicação da metodologia qualitativa que se mostrou a mais adequada para os objetivos do estudo. Foram entrevistados oito executivos, sendo três de empresas de varejo e cinco de fabricantes, por meio de roteiro padrão com perguntas abertas. Os dados foram tratados e analisados com base nas técnicas da análise de conteúdo. Como resultado, constatou-se que, para obtenção de vantagem competitiva pelos fabricantes de bens de consumo, é indispensável haver criação de valor partilhado com o varejista, capital intelectual e cultura de serviços produtivos, colaboração entre os participantes da cadeia de distribuição e adoção da estratégia de modelo híbrido. |
Palavras-Chave: |
Bens de consumo; Distribuição física; Vantagem competitiva. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01999naa a2200169 a 4500 001 2006867 005 2015-01-27 008 2014 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aALMEIDA, M. V. de 245 $aA distribuição física como recurso estratégico de fabricantes de bens de consumo para a obtenção da vantagem competitiva. 260 $c2014 520 $aO objetivo neste artigo é identificar os diversos aspectos envolvidos na distribuição física que podem torná-la uma fonte de vantagem competitiva para fabricantes de bens de consumo. Para tanto, a distribuição foi focada na relação entre fabricantes de bens de consumo e varejistas pelo fato de estes últimos estarem em contato com os clientes e poderem avaliar sua satisfação com os produtos. O artigo está fundamentado na abordagem da visão baseada em recursos (VBR), da qual foram utilizados os conceitos de valor, recursos estratégicos, vantagem competitiva e estratégias competitivas, bem como os de distribuição física e logística de autores dessas áreas. A pesquisa foi do tipo exploratório e descritivo com a aplicação da metodologia qualitativa que se mostrou a mais adequada para os objetivos do estudo. Foram entrevistados oito executivos, sendo três de empresas de varejo e cinco de fabricantes, por meio de roteiro padrão com perguntas abertas. Os dados foram tratados e analisados com base nas técnicas da análise de conteúdo. Como resultado, constatou-se que, para obtenção de vantagem competitiva pelos fabricantes de bens de consumo, é indispensável haver criação de valor partilhado com o varejista, capital intelectual e cultura de serviços produtivos, colaboração entre os participantes da cadeia de distribuição e adoção da estratégia de modelo híbrido. 653 $aBens de consumo 653 $aDistribuição física 653 $aVantagem competitiva 700 1 $aMARCONDES, R. C. 773 $tRevista de Administração, São Paulo$gv. 49, n. 4, p. 656-670, out./nov./dez. 2014.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 3 | |
3. | | MAZZOCCOLI, L.; CARDOSO, SILVIA H.; AMARANTE, G. W.; SOUZA, M. V. N. DE; DOMINGUES, R.; MACHADO, M. A.; ALMEIDA, M. V. DE; TEIXEIRA, H. C. Novel thalidomide analogues from diamines inhibit pro-inflammatory cytokine production and CD80 expression while enhancing IL-10. Biomedicine & Pharmacotherapy, v. 66, p. 323-329, 2012. Não consta da meta de 2012.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: A - 2 |
Biblioteca(s): Embrapa Gado de Leite. |
| |
Registros recuperados : 3 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|