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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
11/12/2019 |
Data da última atualização: |
29/01/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
CASSIANO, E. B. M.; ABREU, U. G. P. de; AGUIAR, W. M. de. |
Afiliação: |
ELAINE BORGES MONTEIRO CASSIANO, UEMS; URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP; WANDER MATOS DE AGUIAR, UEMS. |
Título: |
Metodologia para avaliar os cursos técnicos da Rede Federal, com enfoque na sustentabilidade e com conexão aos indicadores da SETEC/MEC. |
Ano de publicação: |
2019 |
Fonte/Imprenta: |
In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA, 11., Maringá. Anais Eletrônicos...Maringá: UniCesumar, 2019. |
Páginas: |
Não paginado. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
EPCC. |
Conteúdo: |
O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma metodologia com o uso de um instrumento de avaliação, com ponto de vista da sustentabilidade e conexão com os indicadores da SETEC/MEC para os cursos técnicos. O ensino técnico federal no país começou em 1909, no governo de Nilo Peçanha, com o objetivo de habilitar os filhos dos desfavorecidos de fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, a fim de que desenvolvessem hábitos de trabalho útil, que os afastaria da ociosidade ignorante e da escola do vício e do crime. E, na década de 1940, também foi de suma importância para a educação profissional brasileira, com o surgimento do Sistema S.A importância social do ensino profissional não diminuiu, ao contrário, nos dias de hoje para o mundo do trabalho se tornou fundamental, atualmente incluiu-se neste contexto a tecnologia, deixando a educação profissional de ser artesã, manual e transformando o modelo de ensinar com a introdução de tecnologias e a automação das escolas. O perfil do estudante também mudou, necessitando de uma base sólida de conhecimentos tecnológicos sem perder a essência das escolas de artífices a fim de avançar e se juntar às novas formas de agregar as empresas e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a metodologia para avaliar os cursos técnicos apoiará na evolução das instituições a fim de acompanhar e melhorar o desenvolvimento. Existe uma diferença entre o que a gestão faz e o que é percebido pelas pessoas que estão no dia a dia, fazendo o Ensino acontecer. MenosO presente artigo tem como objetivo desenvolver uma metodologia com o uso de um instrumento de avaliação, com ponto de vista da sustentabilidade e conexão com os indicadores da SETEC/MEC para os cursos técnicos. O ensino técnico federal no país começou em 1909, no governo de Nilo Peçanha, com o objetivo de habilitar os filhos dos desfavorecidos de fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, a fim de que desenvolvessem hábitos de trabalho útil, que os afastaria da ociosidade ignorante e da escola do vício e do crime. E, na década de 1940, também foi de suma importância para a educação profissional brasileira, com o surgimento do Sistema S.A importância social do ensino profissional não diminuiu, ao contrário, nos dias de hoje para o mundo do trabalho se tornou fundamental, atualmente incluiu-se neste contexto a tecnologia, deixando a educação profissional de ser artesã, manual e transformando o modelo de ensinar com a introdução de tecnologias e a automação das escolas. O perfil do estudante também mudou, necessitando de uma base sólida de conhecimentos tecnológicos sem perder a essência das escolas de artífices a fim de avançar e se juntar às novas formas de agregar as empresas e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a metodologia para avaliar os cursos técnicos apoiará na evolução das instituições a fim de acompanhar e melhorar o desenvolvimento. Existe uma diferença entre o que a gestão faz e o que é percebido pelas pessoas que estão no d... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Ensino Técnico; Metodologia de Avaliação. |
Thesagro: |
Curso; Ensino. |
Thesaurus Nal: |
Educational research. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/206836/1/Metodologia-para-avaliar-os-cursos-tecnicos-da-Rede-Federal-2019.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Pantanal (CPAP) |
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Registros recuperados : 614 | |
81. | | SANTOS, S. A.; SORIANO, B. M. A.; COMASTRI FILHO, J. A.; ABREU, U. G. P. de. Cheia e seca no Pantanal: importância do manejo adaptativo das fazendas. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2007. 3 p. (Embrapa Pantanal. Artigo de Divulgação na Mídia, 120). Disponível também em: clickpantanal, estadomsnews, bonitonoticias, portalms, capitaldopantanal, corumbanet, campogrande.news, maracaju.news, aquidauananews, agronline, campogrande.news, zoonews, opantaneiro, agrolink, corumbaonline,...Tipo: Artigo de Divulgação na Mídia |
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
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88. | | GARAGORRY, F. L.; ABREU, U. G. P. de; CHAIB FILHO, H.; BARIONI, L. G. Concentração e movimentação da pecuária de corte no bioma Pantanal, de 1990 a 2006. SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SOCIOECONÔMICOS DO PANTANAL, 5., 2010, Corumbá, MS. Anais... Corumbá: Embrapa Pantanal: UFMS; Campinas: ICS do Brasil, 2010. 1 CD-ROM SIMPAN 2010. Não Paginado.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital; Embrapa Pantanal. |
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91. | | SANTOS, S. A.; ABREU, U. G. P. de; SOUZA, G. da S. e; CATTO, J. B. Condição corporal, variação de peso e desempenho reprodutivo de vacas de cria em pastagem nativa no Pantanal. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v.38, n.2, p. 354-360, 2009.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 1 |
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
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92. | | TAKAHASHI, F.; ABREU, U. G. P. de; SANTOS, S. A.; RAVAGLIA, A. G.; ORTEGA, E. Avaliação da pecuária extensiva do Pantanal por meio de análise emergética: análise preliminar. REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá, PR. Inovação científica e tecnológica em zootecnia: anais. Maringá, PR: SBZ, 2009. Disponível também no CD2009.00004.Tipo: Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
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94. | | ABREU, U. G. P. de; EGITO, A. A.; GRATTAPAGLIA, D.; LARA, M. A. C. Variabilidade genética das matrizes do núcleo de conservação do bovino pantaneiro avaliada por meio do índice prioritário para conservação e polimorfismos protéicos. In: SIMPÓSIO DE RECURSOS GENÉTICOS PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE, SIRGEALC, 6., 2007, Chapingo, México. Por la valoración de los recursos genéticos para el desarrollo sustentable en América Latina y el Caribe: memoria. Chapingo: Universidad Autónoma Chapingo, 2007. p. 327Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
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95. | | ABREU, U. G. P.; EGITO, A. A.; SANTOS, S. A.; GRATTAPAGLIA, D.; LARA, M. A. C. Variabilidade genética das matrizes do núcleo de conservação do bovino pantaneiro avaliada por meio do índice prioritário para conservação e polimorfismos proteícos. In: SIMPÓSIO DE RECURSOS GENÉTICOS PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE, SIRGEALC, 6., 2007, Chapingo, México. Por la valoración de los recursos genéticos para el desarrollo sustentable en América Latina y el Caribe: memoria. Chapingo: Universidad Autónoma Chapingo, 2007. p. 353Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
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Registros recuperados : 614 | |
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